Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Pênfigo bolhoso desencadeado por neoplasia maligna - Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Pênfigo bolhoso é um conjunto de doenças vesicobolhosas que podem acometer mucosas e pele. Pode ser dividido em diferentes tipos: vulgar, vegetante, foliáceo, eritematoso e paraneoplásico. O pênfigo paraneoplásico é uma dermatose bolhosa auto-imune caracterizada por lesões de pele e erosões mucosas graves, associados a neoplasias linfoproliferativas. A fisiopatologia da doença se baseia na síntese de auto anticorpos contra a epiderme a partir do estímulo das células tumorais.

Objetivos

Relatar um caso de um paciente portador de pênfigo bolhoso desencadeado por pólipos hiperplásicos.

Delineamento e Métodos

Pesquisa médica e análise de modo detalhado de um caso clínico.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente, G.G.S., 86 anos, aposentado, com antecedente de hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral prévio e hiperplasia prostática benigna. Iniciou quadro de lesões bolhosas, polimórficas, em membros superiores e inferiores, tronco e cabeça há 1 semana, que evoluíram para exsudação e formação de crostas. Ao exame clínico, lesões penfigóides com sinais sugestivos de infecção bacteriana secundária, tendo sido instituído antibioticoterapia com Ceftriaxona e Clindamicina associado ao uso de prednisona. Aos exames complementares hemograma com hemoglobina de 8,7g/dL, Hematócrito de 31%, Plaquetas de 188.000mm3, Leucócitos de 8830mm3 sem desvio a esquerda. Realizada biópsia de pele com exame anatomopatológico confirmatório de pênfigo bolhoso. Paciente apresentou queda súbita de hemoglobina para 5,7g/dL, e hematócrito para 18,7g/dL, sem evidência de hemólise ou exteriorização de sangramento. Endoscopia digestiva alta com ausência de sinais de sangramentos ativos ou recentes.Colonoscopia com presença de pólipos em região de cólon transverso, descendente, ceco e sigmóide. Ao anatomopatológico de ceco, cólon transverso e descendente presença de adenomas tubulares com leves a moderadas atipias citoarquiteturais (baixo grau), e sigmóide com pólipos hiperplásicos.

Conclusões/Considerações Finais

O caso em questão apresenta relevante importância clínica, pois mostra a rara associação de pênfigo bolhoso a neoplasia maligna, corroborando para enfatizar a necessidade da investigação diagnóstica nesses tipos de lesões cutâneas.

Palavras-chave

Pênfigo bolhoso, pênfigo paraneoplásico

Área

Clínica Médica

Autores

Stela Spereta Moscardini, Ana Paula Graça, Darwin Luiz Martins Oliveira, Michelle Gentile Cherit, Juliana Vieira Biason