Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Lesao isquemica em sistema nervoso central levando a sindromes de ondine e opalski associadas

Fundamentação/Introdução

A síndrome da hipoventilação alveolar central, conhecida como Maldição de Ondine, é uma condição clínica rara, caracterizada por perda do controle automático da respiração, habitualmente durante o sono, mas também durante vigília. Em adultos a maioria dos casos acontece após lesão de tronco cerebral  causada por isquemia, processo expansivo, infecção ou doença desmielinizante.  
A síndrome de Opalski é a apresentação de uma síndrome bulbar lateral (Wallenberg) associada a disfunção piramidal ipsilateral, sugerindo uma lesão de tronco cerebral que se extende caudalmente e acomete o neurônio motor superior depois da decussação das pirâmides.

Objetivos

Relatar o caso de uma associação de duas síndromes raras, até então não descrita na literatura.

Delineamento e Métodos

Relato de caso clínico com breve revisão da literatura.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Trata-se de um relato de caso, de uma paciente de 61 anos, que se apresenta na emergência com queixa de cefaleia associada a vertigem e soluçõs, que ao exame apresentava hemiparesia esquerda, incompleta, braquiocrural (3/5 e 2/5, respectivamente), reflexos normais, Babinski presente à esquerda. Nistagmo multidirecional (inclusive torcional), sem paralisias na motilidade ocular, paresia em palato à esquerda. Hipoestesia tátil em hemiface E, disestesia em membros à esquerda, hipoestesia dolorosa em membros à direita. Evoluiu com episódios de hipoventilação/apneia associados a queda da saturação de oxigênio em vigília. Ressonância nuclear magnética de crânio mostrou artéria vertebral esquerda hipoplásica, com sinais de oclusão em seu segmento intradural. Infarto subagudo tardio comprometendo a porção póstero-lateral esquerda do bulbo.

Conclusões/Considerações Finais

a apresentação neurológica, associada a evolução e exame de imagem, confirmam o diagnóstico de duas síndromes clínicas distintas – hipoventilação alveolar central e síndrome de Opalski – secundárias a lesão isquêmica bulbar.
Conclusões: essa é uma associação de duas síndromes raras, de acordo com o conhecimento dos autores, ainda não descrita na literatura.

Palavras-chave

Acidente vascular cerebral; avc; hipoventilação; Wallenberg; ondine; opalski

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de São José Homero De Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil

Autores

Marcus De Luca Maciel, Francine Bagnati, Adaucto Wanderley Da Nobrega Junior