Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

CAUSA DE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO DOS POTENCIAIS DOADORES DO CEARÁ DE 2011 A 2014

Fundamentação/Introdução

No Brasil, cerca de 130 mil pessoas são vítimas de trauma a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde (2005), desse total, 40% são devido a acidentes de trânsito, sendo o traumatismo crânio encefálico (TCE) responsável por 50% dos óbitos. Esta é a principal causa de morte na população masculina até 45 anos. É nesse contexto de violência que muitos indivíduos vitimados pelo trauma evoluem para danos neurológicos graves e irreversíveis, levando à morte encefálica (ME), situação que os insere na lista de potenciais doadores de órgãos. Desse modo, são necessários mais estudos incisivos que ajudem a desenvolver políticas de prevenção e proteção, além de conscientização da população a respeito das causas de TCE.

Objetivos

Analisar e especificar as principais causas de traumatismo crânio encefálico dos potenciais doadores do ceará no período de 2011 a 2014.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo. Foram selecionados os prontuários dos potenciais doadores a partir de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2014 de todo o estado do Ceará.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 815 prontuários analisados, 93 tiveram causas não especificadas, resultando em 722 prontuários válidos. Destes foi observado que a principal causa de TCE no período foi o acidente de moto, perfazendo 39,19% (283) do total deles. Em segundo lugar, entram as perfurações por arma de fogo, com 20,63% (149), seguidos por atropelamentos (12,18%), queda (11,35%), acidente de carro (9,69%), espancamento (6,23%), outros (0,41%) e perfuração por arma branca (0,27%).

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, observamos que é necessária uma ação preventiva que objetive evitar os acidentes, principalmente por meio de incentivo à educação e à normalização do trânsito, minimizando os traumatismos sofridos no impacto e assegurando que o dano cerebral subsequente a eventos secundários seja reduzido. Além disso, com o aumento vigente da violência urbana e a crescente utilização de armas de fogo para esse fim, é primordial que haja um aumento da fiscalização e do policiamento nas cidades, além de políticas que impeçam o fácil acesso a esses armamentos, a fim de tentar minimizar os efeitos devastadores produzidos pelo uso de armas de fogo em todo o estado.

Palavras-chave

TCE/TRAUMA/DOAÇÃO DE ÓRGÃOS/ACIDENTE DE MOTO/ARMA DE FOGO

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRAL DE NOTIFICAÇÃO, CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÓRGÃOS - Ceará - Brasil, CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

CAMILA BURGOS RIBEIRO DA PENHA, IVENS FILIZOLA SOARES MACHADO, RAVENA MOTA PONTES, DANIEL VIEIRA FEITOSA, EUGENIA FILIZOLA SALMITO MACHADO