Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS ATENDIMENTOS DE CAUSAS TRAUMÁTICAS REALIZADOS PELO SAMU DE SOBRAL-CEARÁ COM ENFOQUE NOS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NESSAS INTERCORRÊNCIAS.

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: Seja na unidade de saúde básica(USB)ou na unidade de saúde avançada(USA), a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU)à população tornou-se um dos principais serviços de manutenção da saúde da população. Tendo em vista esse aspecto, conhecer as principais causas atendidas pela equipe do SAMU permite qualificar os principais tipos de ocorrências, proporcionando a implementação de políticas de saúde e de estratégias para promoção da saúde e prevenção de agravos.

Objetivos

Objetivos: Analisar os atendimentos realizados pelo SAMU de Sobral e identificar neles as ocorrências de trauma. Nesse ínterim, analisar as causas e os procedimentos realizados nessas situações.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Realizou-se um estudo coorte epidemiológico, quantitativo e de cunho retrospectivo com período de 2 anos(abril de 2013 a abril de 2015),usando os trabalhos das equipes compostas por técnico de enfermagem e condutor socorrista na ambulância USB e por enfermeiro, condutor socorrista e médico na USA. Ao final de cada ocorrência, fichas padronizadas foram preenchidas com base no atendimento prestado(identificação do local/paciente, tipo de ocorrência, particularidades e condutas).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: A amostra compôs-se de 127 fichas de atendimentos por causas traumáticas (45,6%). Constatou-se que 40,90% das ocorrências atendidas por causas traumáticas estavam relacionadas a acidentes de trânsito, das quais 69,51% envolviam motocicletas. Quedas acidentais corresponderam a 25,39% das ocorrências e lesões corporais representaram 25,19% delas. Os restantes 8,52% englobam outras causas traumáticas. Realizou-se um apanhado comparativo entre os principais procedimentos realizados nessas situações, sendo constatado: nos acidentes de trânsito - sinais vitais (SSVV) (96,2%), colar cervical (CC) (48,4%) e imobilização em prancha (37,3%); nas lesões corporais - SSVV (100%), reposição volêmica (43,2%), CC (18,5%); nas quedas acidentais – SSVV (90,4%), oximetria (22,1%) e curativos (29,3%).

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Percebeu-se a forte presença do componente dos acidentes de trânsito na gênese das ocorrências traumáticas, nas quais o envolvimento de motocicletas prevaleceu. Além disso, constatou-se a importância da monitorização dos sinais vitais, bem como da imobilização adequada do paciente, por meio de colar cervical e prancha longa, para melhor transporte desse para a unidade referenciada.

Palavras-chave

Atendimento pré-hospitalar, procedimentos, perfil epidemiológico

Área

Clínica Médica

Autores

Adan Hillery Vidal da Silva, Priscila Queiroz de Menezes, José Renan Miranda Cavalcante Filho, Carlos Wellington Machado de Melo, PLUTARCO INÁCIO PARENTE