RARA E GRAVE APRESENTAÇÃO DE TRAÇO FALCÊMICO MIMETIZANDO ANEMIA FALCIFORME
O traço falcêmico é em geral considerado uma condição benigna, pois não costuma afetar a expectativa de vida ou gerar as complicações da doença falciforme. Raramente, o traço pode apresentar-se com manifestações graves.
O presente trabalho se propôs a relatar o caso de um paciente com traço falciforme e graves manifestações clínicas.
Foi feito um estudo do tipo relato de caso.
Paciente, masculino, 36 anos, com história de dor torácica, dispneia aos médios esforços e perda de 4 kg em 2 meses em avaliação em serviço de cardiologia para valvoplastia mitral por insuficiência valvar. Durante avaliação pré-operatória, evoluiu agudamente com anemia (hemoglobina 3,8 mg/dL) e foi transferido ao nosso serviço para investigação diagnóstica. Relatava apenas história de febre reumática, com uso regular e correto de penicilina benzatina, e um episódio de hemorragia digestiva alta há 6 anos, de etiologia desconhecida. À admissão apresentava palidez cutâneo-mucosa, icterícia, sopro protossistólico e úlcera maleolar, além de disfunção renal com clearance de creatinina estimado em 64 mL/1.73 m²/min. Considerando os repetidos episódios de hemólise com Coombs direto negativo e a presença de drepanócitos na hematoscopia, foi presumido o diagnóstico de doença falciforme. Após estabilização clínica o paciente foi referido para seguimento ambulatorial. Durante seguimento, permaneceu estável, sem necessidade de novas transfusões, e a eletroforese de hemoglobina realizada mostrou padrão compatível com traço falciforme, confirmado em exame subsequente. No ano seguinte, evoluiu com queda progressiva da hemoglobina sérica, optando-se pelo início de hidroxiureia. O paciente contudo evoluiu com pancitopenia presumidamente devido a mielotoxicidade pela hidroxiureia. Foi readmitido com hemoglobina de 1,5 e 15 000 plaquetas/mm³, recebendo alta após compensação clínica. Atualmente em seguimento ambulatorial, relativamente estável, porém com sobrecarga crônica de ferro, em tratamento.
O presente trabalho mostra que, apesar de ser uma condição benigna, esporadicamente o traço falcêmico pode se apresentar com complicações clinicamente importantes, algumas bastante raras e graves, como a apresentada. Outros estudos são necessários para melhor avaliar a frequência dessas complicações raras.
Traço falcêmico; anemia; doença falciforme
Clínica Médica
Hospital Universitário Júlio Müller - Mato Grosso - Brasil
João Filipe Costa Alves Pereira, Fernanda Breder Assis de Oliveira, Lívia Valério Sanches, Ana Carolina Ribeiro Silva, Angeline Crivelatti