Dupla obstrução gastrointestinal por bezoares de poliestirenossulfonato de cálcio: Relato de caso
O poliestirenossulfonato de cálcio (CPS) é uma resina de troca utilizada para reduzir os níveis séricos de potássio. Ocasionalmente, pode se associar à diminuição da motilidade intestinal, sendo rara a ocorrência de obstrução.
O presente trabalho se propõe a relatar um caso raro de bezoar associado a CPS.
Foi realizado um estudo tipo relato de caso.
Paciente, masculino, 74 anos, admitido em unidade de terapia intensiva com insuficiência respiratória e choque séptico de foco pulmonar. Em ventilação mecânica, instável, em uso de drogas vasoativas. Evoluiu para insuficiência renal aguda, com ureia 114 mg/dl, creatinina 3,21 mg/dl e potássio 6,5 mEq/l. Foi iniciada hemodiálise e administração de CPS 90 g/dia por sonda nasoenteral. Após 9 dias, evoluiu com dificuldade de progressão da dieta e drenagem de grande volume de secreção pela sonda, ausência de evacuações e distensão abdominal. A tomografia computadorizada de abdome mostrou grande quantidade de material radiodenso em estômago e em cólon direito. Considerando a hipótese de bezoar por CPS, iniciou-se lavagem gástrica com soro fisiológico 1500 ml/dia e retal com solução glicerinada 1500 ml/dia. Houve obstrução da sonda de Fouchet e o paciente não apresentou evacuações ou saída de material via retal. Dois dias depois, foi realizada endoscopia digestiva alta que visualizou grande quantidade de concreção amarelada, organizada e pastosa em estômago. Feita lavagem exaustiva com soro fisiológico durante a endoscopia e aspirado o material, com resolução da obstrução alta. Depois disso, tentou-se uso de fleet enema e de laxantes para progressão do material do cólon, sem sucesso. O paciente evoluiu com instabilidade e piora clínica relacionada ao quadro de base, impedindo a abordagem cirúrgica ou endoscópica do bezoar colônico. Após dois dias, o paciente veio a óbito.
O CPS é uma droga amplamente utilizada para o tratamento da hipercalemia, que raramente leva à formação de bezoares, especialmente no período neonatal. O tratamento da obstrução causada pelo bezoar é cirúrgico, mas existem alguns poucos relatos de remoção endoscópica. O presente relato mostra um caso de ocorrência de dois bezoares, com remoção bem sucedida do bezoar alto por via endoscópica.
poliestirenossulfonato de cálcio; obstrução intestinal; endoscopia digestiva
Clínica Médica
Hospital Universitário Júlio Müller - Mato Grosso - Brasil
João Filipe Costa Alves Pereira, Fernanda Breder Assis de Oliveira, Anna Carolina Franco, Graciana Soares da Silva, Ubirajarbas Diniz Vinagre