Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Apresentação Atípica do Linfoma Linfoblástico T: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Frente a grande importância para o meio médico do Linfoma Linfoblastico T e sua baixa incidência, uma vez que na população geral, corresponde cerca de 2-4% de todos os Linfomas Não Hodgkin em adultos, o grupo foi instigado a pesquisar e relatar o caso de tal patologia. Além disso, fazer uma reflexão sobre a forma atípica de apresentação do quadro aqui descrito frente os eventos esboçados na literatura.

Objetivos

Relatar um caso de paciente negro, 36 anos, previamente hígido, apresentando sintomas inespecíficos de obstrução nasal e tratado por 30 dias como rinossinusite alérgica, sem melhora do quadro. Sendo diagnosticado posteriormente como portador de linfoma Linfoblastico T.

Delineamento e Métodos

Este trabalho consiste em um relato de caso, com informações obtidas através de prontuário, anamnese, exame físico e exames complementares.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente R.D.R.S. sexo masculino, negro, 36 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de obstrução nasal por um mês, mesmo depois de repetidos tratamentos de rinite alérgica. Então, realiza-se tomografia de seios da face, encontrando formação expansiva na nasofaringe, optando - se por biopsia, que resultou em lesão compatível com linfoma Linfoblástico T no exame anatomopatológico e imunohistoquímica.

Conclusões/Considerações Finais

A importância deste relato, esta no fato de não corroborar com a forma clássica descrita na literatura, a qual é mais frequente em asiáticos, crianças e sexo masculino, tendo como seu principal achado o envolvimento mediastinal, que varia de 70% a 100%, representado na maioria das vezes por massas maiores que 10 cm. O caso descrito é de um homem negro de 36 anos que iniciou seu quadro com obstrução nasal sem mais sintomas associados, mas o diagnóstico foi definitivo para conduta terapêutica adequada.

Palavras-chave

Linfoma Linfoblástico, obstrução nasal, imuno histoquímica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Madre Teresa - Minas Gerais - Brasil

Autores

Anna Luiza Leal Chaves, Michelle Ramos Da Silva, Ludmila Quintão Uhebe, Izabela Maria Azeredo Nascimento, Marina Canabrava França