Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Paracoccidioidomicose cerebral/pulmonar

Fundamentação/Introdução

A paracoccidioidomicose é uma doença sistêmica causada pelo Paracoccidioides brasiliensis, um fungo dimórfico, com prevalência maior na América do Sul. A lesão fúngica, se instala principalmente nos pulmões, glândulas adrenais, baço, fígado, acometendo o sistema nervoso central (SNC) em 10% dos casos. A doença é grave, com alta taxa de mortalidade, sendo suas manifestações clínicas inespecíficas e o diagnóstico cercado de dificuldades, podendo por exemplo, simular outras doenças.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente portadora de paracoccidioidomicose pulmonar/cerebral.

Delineamento e Métodos

O presente trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo do tipo observacional. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e entrevista com a paciente, no qual, foi avaliado o seu quadro clínico. A paciente foi acompanhada pela equipe de neurocirurgiões do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna RJ, onde começou-se uma busca diagnóstica complexa em decorrência de sintomatologia não convencional.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A paciente deu entrada no serviço de neurologia após apresentar cefaléia intensa, ataxia importante generalizada, agitação psicomotora, e algum grau de desorientação de difícil classificação devido a incoordenação de fonação. Após a contensão da paciente, essa foi submetida a exames de imagem, no caso uma tomografia computadorizada, onde observou-se cistos no pulmão e cérebro, inicialmente diagnosticados como tuberculose. No entanto essa hipótese pré-estabecida foi derrubada através dos resultados da drenagem do abscesso de hemisfério cereberal esquerdo, onde por meio da cultura chegou-se ao diagnóstico de paracoccidioidomicose.

Conclusões/Considerações Finais

A referida paciente ainda encontra-se no serviço de neurologia do Hospital São José do Avaí, em tratamento com o anti-fúngico de referência na literatura para a patologia em questão, ou seja, a anfotericina B. A mesma apresentou melhora no quadro, já se encontra acordada, interagindo com o examinador com melhora do padrão de ataxia, mais centrada e cooperativa além de não apresentar alteração em função renal.

Palavras-chave

paracoccidioidomicose, sistema nervoso central, Paracoccidioides brasiliensis.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇU - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LOUISE MANCEN FREIRE, MARIANA SOARES DE FREITAS TAMY, CLARISSE ALMEIDA LUZ, KELLY BARNABE SERPA, TATIANA VARGAS QUEIROZ