ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TROMBOSE VENOSA EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO.
A trombose venosa profunda (TVP) é uma entidade frequente e grave, que ocorre principalmente como consequência de afecções cirúrgicas ou clínicas e pode ser causa de outras patologias fatais como embolia pulmonar. Aproximadamente 70 a 80% das embolias pulmonares diagnosticadas em necropsias não têm suspeita clínica prévia, por isso a profilaxia de TVP é muito importante, por diminuir a possibilidade de complicações graves.
Averiguar se a profilaxia da trombose venosa profunda está sendo utilizada nas alas de cínica médica, cirurgia geral, nefrologia, oncologia, cirurgia vascular, urologia e neurologia de um Hospital-escola Público de Araguaína e, em caso afirmativo, se está sendo feita de maneira adequada.
Realizou-se um estudo transversal, prospectivo e descritivo no HRA, onde a amostra analisada foi de 59 pacientes de diferentes especialidades. Foram pesquisados fatores clínicos, medicamentosos e cirúrgicos para todos os pacientes e, com base nesses dados, a estratificação de risco e avaliação da profilaxia foram estabelecidas conforme recomendação da Diretriz Brasileira de profilaxia para TVP.
Dos 59 pacientes analisados, apenas 2 (3,39%) eram de baixo risco para desenvolvimento de TVP, 4 (6,78%) eram de médio risco e a grande maioria, 53 (89,83%), eram de alto risco. A prevenção mais utilizada foi a medicamentosa, através do uso da heparina de baixo peso molecular observada em 49% dos casos, seguida pela fisioterapia e deambulação precoce, ambas realizadas em pouco mais de 13% dos pacientes. Destes, cerca de 22% não receberam nenhuma medida profilática. Dos pacientes que utilizaram anticoagulantes, apenas 13% fizeram coagulograma durante o uso. Aproximadamente 10% dos indivíduos estudados possuíam contra-indicações ao uso de anticoagulantes, e mesmo assim, estavam utilizando estes medicamentos.
Apesar da eficácia da profilaxia da trombose venosa profunda já ter sido comprovada em diversos estudos, em muitos serviços hospitalares ainda não atinge os níveis desejados de utilização, e quando são utilizadas, métodos simples e eficazes como deambulação precoce e fisioterapia são deixados de lado.
Trombose Venosa Profunda; Profilaxia; Fatores de Risco.
Clínica Médica
Wandeelson Leonel Braga, Tamires Lopes Oliveira, Igor Coelho Henrrique Fonseca, Aldo Francisco Veras Pereira, Luis Fernando D' Albuquerque E Castro