Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM UM PACIENTE COM SÍFILIS SECUNDÁRIA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: A Sífilis é uma doença infecto-contagiosa sistêmica de evolução crônica, com manifestações cutâneas temporárias, provocadas por uma espiroqueta. Sua evolução é dividida em recente e tardia. A transmissão da Sífilis Adquirida é sexual, na area genitoanal, na quase totalidade dos casos. A Sífilis secundária é marcada pela disseminação dos treponemas pelo organismo. Suas manifestações ocorrem de 4 a 8 semanas do aparecimento do cancro. A lesão mais precoce é constituída por exantema morbiliforme não-pruriginoso: a roséola. Posteriormente, podem surgir lesões papulosas palmo-plantares, places mucosas, adenopatia generalizada, alopecia em clareira e os condilomas planos. As reações sorológicas são sempre positivas. (BRASIL, 2010)

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar as manifestações dermatológicas em um paciente com sífilis secundária atendido em uma unidade básica de saúde.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO/MÉTODOS: Estudo qualitativo, descritivo, em formato de Relato de caso, com instrumento documental de prontuário de Unidade Básica de Saúde em Cacoal - Rondônia (RO).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RESULTADOS: Paciente masculino, 24 anos, solteiro, autônomo,reside no munícipio de Cacoal-RO, foi atendido em uma unidade básica de saúde onde referia surgimento de lesão ulcerada em região peniana há 2 meses, com resolução espontânea. Há 20 dias apresentou lesões descamativas, de coloração rósea em região de palma e dorso das mãos, desaparecendo após 3 dias. Além dessas alterações, paciente referiu perda de pelos em variaspartes do corpo. Ao exame físico: alopecia em clareira, madarose (sinal de Fournier). Alem de rarefação de pelos em tórax e abdome. No momento da consulta foi realizado teste rápido para Sífilis, apresentando teste positivo.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devido as manifestações características secundária que o paciente apresentou, foi possível a realização do diagnóstico através do teste rápido realizado no próprio ambulatório. Após a confirmação o paciente foi orientado e encaminhado ao serviço de referencia local para início do tratamento.

Palavras-chave

Sífilis secundária; alopécia em clareira ; madarose; Sinal de Fournier

Área

Clínica Médica

Autores

Lethicia Domingos Paulo, Hozanna Holanda Brasil, Iara da Costa Scharff, Sandra Maíra Veloso Carrijo Marques, Gleice Kelly Lourette dos Santos de Oliveira