Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Adenorcarcinoma gástrico misto de Lauren em paciente adulto jovem: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

O câncer gástrico continua sendo relevante causa oncológica de morte em todo o mundo, com a grande maioria dos casos ocidentais sendo diagnosticados em fase tumoral avançada. O Adenocarcinoma representa a quase totalidade dos casos, podendo ser dividido em misto ou difuso, sendo que o primeiro é menos comuns e acomete mais paciente em idades avançadas.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente adulto jovem com adenorcarcinoma gástrico misto de Lauren.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico de exames de imagem e revisão da literatura.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente de 33 anos, admitido com quadro de dor epigástrica, febre vespertina associado a sudorese e calafrios, colúria e ictérica intermitente, adinamia e perda ponderal de 20 kg nos últimos 40 dias. Estava em uso de Omeprazol e Ranitidina. Ao exame mostrava-se emagrecido, ictérico, corado e hidratado. O aparelho cardiovascular estava com ritmo regular em dois tempos, bulhas normofonéticas;  Ausculta pulmonar sem ruídos  adventícios e eupneico em ar ambiente. O abdome apresentava ruído hidroaéreo, levemente distendido, doloroso a palpação epigastrica e hipocôndrio direito, mas sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais mostrava aumento de enzimas pancreáticas, hepáticas, canaliculares e bilirrubia total com predomínio de bilirrubina direta. Estendeu propedêutica comTomografia de abdome contrastada que revelou lesão nodular hipoecogênica na cabeça do pâncreas de contornos irregulares e limites parcialmente indefinidos, envolvendo região ampular, com afilamento da via biliar extra-hepática e dilatação de ducto colédoco. Endoscopia digestiva alta (EDA) mostrando lesão ulcero infiltrativa gástrica  neoplasia (Borrman III), com abaulamento de ápice bulbar  e segunda porção duodenal sugestivo de compressão extrínseca ou infiltração por processo periduodenal. A Colangiorressonância nuclear magnética revelou ausência de lesões significativas das vias biliares e linfonodomegalia acentuada de cadeia celíaca. Após estudo anatomopatológico foi feito diagnostico de Adenorcarcinoma gástrico do tipo misto de Lauren com lesão secundaria pancreática e linfonodal, irressecável. Sendo assim, iniciado quimioterapia paliativa de primeira linha com Docetaxel, Cisplatina e 5-Fluorouracil. 

Conclusões/Considerações Finais

O adenocarcinoma gástrico pode apresentar-se com comprometimento avançado principalmente em paciente jovens, possibilitando somente tratamento paliativo quando diagnosticado.

Palavras-chave

neoplasias, adenocarcinoma, dor abdominal

Área

Clínica Médica

Autores

Rafaela Moreira Paula, Alexandre Barbosa Andrade, Gustavo Wesley Agostini Moreira, Eduardo Ferraz Veloso Junior, Maria Rita Alves Barbosa de Paiva