Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Hospitalizações por catarata e outros transtornos do cristalino em pacientes idosos no estado de Tocantins entre 2008 e 2014.

Fundamentação/Introdução

A catarata, dentre os transtornos do cristalino, é o problema visual mais comum na população idosa e se caracteriza pela opacidade, parcial ou completa do cristalino ou cápsula de um ou ambos os olhos que compromete a visão ou causa cegueira. Quando se trata de outros transtornos do cristalino destaca-se deslocamento do cristalino e afacia que é a retirada do cristalino devido a sua opacidade no qual a causa mais comum é a catarata senil.

Objetivos

Analisar grupos de idosos em sexo e idade no estado de Tocantins, hospitalizados com catarata e outros transtornos do cristalino entre 2008 e 2014

Delineamento e Métodos

Realizou-se estudo retrospectivo-analítico de 2008 a 2014 com base nos dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), utilizando os grupos epidemiológicos e morbidade. Foram analisados idosos internados com catarata e outros transtornos do cristalino, divididos em: grupos A (60 a 69 anos), B (70 a 79 anos), C (80 anos e mais) separados por sexo no período de sete (7) anos. Os resultados foram analisados pelo programa ASSISTAT, versão 7.7 beta (pt). Em relação aos dados foram feitos incidência, média e porcentagem. Os testes de normalidade considerados foram: testes de Lilliefors e Shapiro-Wilk. Nas variáveis descritas pelos grupos A, B, C foram analisados isoladamente pelo Teste de Friedman, e nos grupos comparados por sexo pelo teste T.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Foram internadas totais de 3536 idosos no período, sendo grupo masculino 1815 (51,3%) e feminino 1721 (48,6%). Os grupos apresentaram médias anuais de hospitalização, masculinos: A (96,8), B (120,2) e C (42,1) e quando comparados entre si apresentaram (P>0,05); femininos: A (97), B (115,2), C (33,5) e (P>0,05). Outras análises foram às comparações entre os sexos em cada grupo, A (P=0,99), B (P=0,91) e C (P=0,55).

Conclusões/Considerações Finais

Os idosos do sexo masculino apresentaram maior incidência nas hospitalizações. Os grupos B nos dois sexos apresentaram a maior média anual de internação em relação aos demais. Quando analisados estatisticamente, entre os grupos por idade e por sexo foram semelhantes entre si.

Palavras-chave

Catarata. Visão Ocular. Idoso. Datasus

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitario UnirG - Tocantins - Brasil

Autores

Waldir Rocha De Azevedo Neto, Rhenan Vilela Arantes, Caroline Dias Falquetto, Tâmita Vilela Bucar, Graziela Castro Marques De Moura