Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO COM HIPOVITAMINOSE D.

Fundamentação/Introdução

NO CENÁRIO MEDICO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS, VÁRIOS ESTUDOS VÊM RELACIONANDO A CARÊNCIA DE VITAMINA D COM A ALTA PREVALÊNCIA DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES). PERANTE ESSA ASSOCIAÇÃO, SUGERE-SE QUE A HIPOVITAMINOSE D SEJA UM RELEVANTE FATOR EXTRÍNSECO CAPAZ DE AUMENTAR A PREVALÊNCIA NO LES.

Objetivos

FORMULAR UMA HIPOTESE ENTRE A ASSOCIAÇÃO DO LES E A HIPOVITAMINOSE D.

Delineamento e Métodos

ESTUDO DE CARÁTER TRANSVERSAL, ONDE FORAM AVALIADOS 32 PACIENTES COM LES E 14 CONTROLES NEGATIVOS PARA A MESMA. DOS QUAIS FORAM OBTIDOS OS NÍVEIS DE 25-HIDROXIVITAMINA D [25(OH)D], AQUELES MENORES QUE 30 NG/ML FORAM CONSIDERADOS INSUFICIENTES. A ATIVIDADE DA DOENÇA FOI AVALIADA PELO SYSTEMIC LUPUS ERYTHEMATOSUS DISEASE ACTIVITY INDEX (SLEDAI). PARA COMPROVAÇÃO ESTATÍSTICA, AS VARIÁVEIS FORAM SUBMETIDAS AO TESTE “T DE STUDENT”.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A PREVALÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA DE 25(OH)D FOI DE 63% NOS PACIENTES LÚPICOS E 13% NOS PARTICIPANTES CONTROLES (P = 0,001). A MEDIANA DO 25(OH)D FOI MENOR NOS PACIENTES DO QUE NO GRUPO CONTROLE.

Conclusões/Considerações Finais

NESTE ESTUDO, CONSTATOU-SE A MAIOR PREVALÊNCIA DA HIPOVITAMINOSE D EM PACIENTES COM LES, CORROBORANDO COM A HIPÓTESE INICIAL.

Palavras-chave

LES; HIPOVITAMINOSE D

Área

Clínica Médica

Autores

Raddib Eduardo Noleto da Nobrega Oliveira, Daniela Estephany Delgado Guevara, Rachid Eduardo Noleto da Nobrega Oliveira, Thalita do Nascimento Brasil, Luciano Teixeira Gomes