NÓDULOS PULMONARES COMO APRESENTAÇÃO DE BRONQUIOLITE OBLITERANTE COM PNEUMONIA EM ORGANIZAÇÃO – RELATO DE CASO
Bronquiolite Obliterante com Pneumonia em Organização (BOOP) é uma das causas conhecidas de Doenças Pulmonares Intersticiais, podendo ser primária, denominada Pneumonia em Organização Criptogênica (POC) ou secundária, associada a outras condições como infecções, uso de drogas, doenças inflamatórias, neoplasias e vasculites, ou como um achado menor acompanhando a pneumonite de hipersensibilidade (PH). Manifestações clínicas podem ser semelhantes a quadro gripal, com tosse seca, dispnéia e febre, e o achado radiológico mais freqüente é a presença de consolidações pulmonares bilaterais. Terapêutica deve considerar a etiologia da doença e o uso de corticosteróides deve ser instituído para os casos de POC, resultando em rápida melhora clínica e radiológica.
Relatar um caso de apresentação radiológica incomum de BOOP em paciente evoluindo com quadro de tosse, febre e dispneia progressiva associado à presença de nódulos pulmonares difusos na propedêutica imaginológica.
Informações para o relato de caso foram obtidas por meio da revisão de prontuário, registro dos exames laboratoriais e propedêutica complementar realizada durante internação hospitalar.
Paciente do sexo feminino, 60 anos, previamente hipertensa, não tabagista, procurou atendimento em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devido à dispnéia, tosse não produtiva e febre iniciados há 2 meses, além de perda ponderal de 8 quilos. Recebeu diagnóstico e terapêutica para pneumonia, porém evoluiu com piora do quadro dispnéico. Transferida para serviço de saúde terciário mantendo dispnéia e necessitando de oxigenioterapia. Propedêutica complementar com TC de tórax revelou múltiplas lesões nodulares de tamanhos variados, disseminadas pelo parênquima pulmonar, levantando a suspeita de doença metastática. Submetida à fibrobroncoscopia com lavado brocoalveolar e biópsia transbrônquica, com resultado inconclusivo. Optado por realizar biópsia pulmonar aberta, cujo laudo mostrou processo inflamatório crônico com células gigantes, dano alveolar difuso e pneumonia em organização com bronquiolite, não podendo afastar possibilidade de pneumonia por hipersensibilidade. Iniciada corticoterapia com importante melhora clínica e radiológica. Recebeu alta em uso de corticóide e foi encaminhada para acompanhamento com a Pneumologia.
O caso relatado suscita discussão sobre apresentações radiológicas incomuns da BOOP e a importância do diagnóstico diferencial com confirmação histológica para início precoce da terapêutica adequada
Doenças Pulmonares Intersticiais; Bronquioloite Obliterante com Pneumonia em Organização, Nódulos Pulmonares
Clínica Médica
Hospital Universitário Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
Thabata Glenda Fenili Amorim, Alice Martins Rodrigues, Bruna Polonio Teixeira, Luciana Costa Diamantino