Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

NÓDULOS PULMONARES COMO APRESENTAÇÃO DE BRONQUIOLITE OBLITERANTE COM PNEUMONIA EM ORGANIZAÇÃO – RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Bronquiolite Obliterante com Pneumonia em Organização (BOOP) é uma das causas conhecidas de Doenças Pulmonares Intersticiais, podendo ser primária, denominada Pneumonia em Organização Criptogênica (POC) ou secundária, associada a outras condições como infecções, uso de drogas, doenças inflamatórias, neoplasias e vasculites, ou como um achado menor acompanhando a pneumonite de hipersensibilidade (PH). Manifestações clínicas podem ser semelhantes a quadro gripal, com tosse seca, dispnéia e febre, e o achado radiológico mais freqüente é a presença de consolidações pulmonares bilaterais. Terapêutica deve considerar a etiologia da doença e o uso de corticosteróides deve ser instituído para os casos de POC, resultando em rápida melhora clínica e radiológica.

Objetivos

Relatar um caso de apresentação radiológica incomum de BOOP em paciente evoluindo com quadro de tosse, febre e dispneia progressiva associado à presença de nódulos pulmonares difusos na propedêutica imaginológica.

Delineamento e Métodos

Informações para o relato de caso foram obtidas por meio da revisão de prontuário, registro dos exames laboratoriais e propedêutica complementar realizada durante internação hospitalar.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente do sexo feminino, 60 anos, previamente hipertensa, não tabagista, procurou atendimento em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devido à dispnéia, tosse não produtiva e febre iniciados há 2 meses, além de perda ponderal de 8 quilos. Recebeu diagnóstico e terapêutica para pneumonia, porém evoluiu com piora do quadro dispnéico. Transferida para serviço de saúde terciário mantendo dispnéia e necessitando de oxigenioterapia. Propedêutica complementar com TC de tórax revelou múltiplas lesões nodulares de tamanhos variados, disseminadas pelo parênquima pulmonar, levantando a suspeita de doença metastática. Submetida à fibrobroncoscopia com lavado brocoalveolar e biópsia transbrônquica, com resultado inconclusivo. Optado por realizar biópsia pulmonar aberta, cujo laudo mostrou processo inflamatório crônico com células gigantes, dano alveolar difuso e pneumonia em organização com bronquiolite, não podendo afastar possibilidade de pneumonia por hipersensibilidade. Iniciada corticoterapia com importante melhora clínica e radiológica. Recebeu alta em uso de corticóide e foi encaminhada para acompanhamento com a Pneumologia.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado suscita discussão sobre apresentações radiológicas incomuns da BOOP e a importância do diagnóstico diferencial com confirmação histológica para início precoce da terapêutica adequada

Palavras-chave

Doenças Pulmonares Intersticiais; Bronquioloite Obliterante com Pneumonia em Organização, Nódulos Pulmonares

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Thabata Glenda Fenili Amorim, Alice Martins Rodrigues, Bruna Polonio Teixeira, Luciana Costa Diamantino