Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA VÍTIMA DE FERIMENTO POR ARMA BRANCA NO ESTADO DO PARANÁ

Fundamentação/Introdução

Armas brancas são caracterizadas como objetos perfurocortantes, sejam objetos com lâmina ou oblongos, por exemplo: bengalas, cassetetes, navalhas, facas e soco inglês. Esses objetos estão frequentemente envolvidos em casos de violência (intencional ou não).

Objetivos

Esse estudo tem por objetivo traçar o perfil da vítima de Ferimento por arma branca no Estado do Paraná, no período de 20 de Julho de 2005 até 20 de Julho de 2015.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo a partir de dados coletados no Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros do Estado de Paraná. As ocorrências são referentes às vítimas por ferimento por arma branca, do período de 20 de Julho de 2005 até 20 de Julho de 2015.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Durante esses 10 anos, 18.384 eventos envolvendo ferimentos por arma branca foram registrados. Desses, 16,4% encontraram-se na área Metropolitana de Curitiba. Em 92,0% do total de ocorrências realizou-se atendimento pré-hospitalar em indivíduos feridos, e em 5,5% dos casos ocorreram óbitos. A faixa de idade preponderante é dos 20 aos 24 anos, relativa a 16,9% de todos os atendimentos no período pré-hospitalar. O sexo das vítimas contrasta vigorosamente, sendo o sexo masculino (com 83,6% das ocorrências) o mais acometido. Ao analisar o número de eventos por dia da semana, observamos que a prevalência dos ferimentos por arma branca se dá no domingo (23,8%), seguido de sábado (21,7%), e que o dia da semana com menos ocorrências é a segunda (10,0%). Quanto ao horário, 8,7% das ocorrências no atendimento pré-hospitalar acontecem no período das 21:00h-21:59h.

Conclusões/Considerações Finais

Esse estudo permitiu a caracterização do perfil da vítima de ferimento por arma branca. Ferimentos provenientes de condições inadequadas de trabalho, ou ainda, relacionadas a causas externas violentas, tornam necessária a existência de equipes de atendimento pré-hospitalares devidamente treinadas para abordagem inicial do paciente. Os maiores acometidos por esse tipo de acidente são os homens jovens (20-24 anos), com cerca de 35,2% das lesões afetando os membros superiores (ombros majoritariamente). Os eventos ocorreram predominantemente em períodos noturnos, e os dias que mais registraram eventos foram o sábado e domingo. Esses achados encontram correspondência na epidemiologia de outros tipos de acidente, especialmente aqueles não relacionados ao trabalho, ou associados a trabalhos em períodos não usuais.

Palavras-chave

Perfil; Paraná; Vítima; Arma Branca.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE ASSIS GURGACZ - Paraná - Brasil

Autores

Viviane Cristine Maraschin, Wilian Jean Wiggers, Isabela Taveira Mouzinho, Yuri Costa Farago Fernandes, André Silvio Schier