Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS SOBRE ALGUMAS DOENÇAS MAMÁRIAS NA REGIÃO DE CASCAVEL

Fundamentação/Introdução

O câncer de mama é o segundo tipo mais prevalente de câncer visceral do mundo, com alto índice de mortalidade que, por sua vez, reflete diagnósticos tardios. Só em 2014, a estimativa de novos casos da doença no Brasil era de 57.120, de acordo com o INCA. Cerca de 80% dos carcinomas infiltrantes de mama consistem de carcinomas ductais infiltrativos, já 10% dos carcinomas mamários invasivos são carcinomas lobulares infiltrativos, com base em dados do Instituto Oncoguia.

Objetivos

Fornecer dados epidemiológicos de algumas doenças de mama, principalmente malignas, na região de Cascavel (Paraná) no período de um ano (março 2013/março 2014).

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo de natureza qualitativa de casos clínicos, com base em laudos anatomopatológicos, com levantamento bibliográfico em revistas/artigos científicos.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

No período de março de 2013/março de 2014, foram registrados, em um dos laboratórios de anatomia patológica, 94 diagnósticos de doenças mamárias na região de Cascavel (Paraná). Dentre esses casos havia: 75 Carcinomas Ductais Invasivos, 1 paciente com Carcinoma Lobular In Situ associado a um Carcinoma Ductal Infiltrativo, 5 Carcinomas Lobulares Infiltrativos, 2 Carcinomas Papilíferos, 1 Carcinoma Histiocitóide, 1 Carcinoma Medular Infiltrativo, 1 Carcinoma Apócrino, 1 Carcinoma Epidermóide, 1 Tumor Filóide, 2 Carcinomas Tubulares Invasivos, 1 Adenose Esclerosante, 1 adenoma Tubular, 1 Fibro-Adenoma Variante Complexo e 1 Carcinoma Lobular In Situ associado a um Carcinoma Ductal Infiltrativo. O estudo englobou a análise das idades em que foram realizados os diagnósticos das patologias mamárias em 84% das pacientes, que resultou em uma média de 56 anos, sendo a média de 68 anos para Carcinoma Papilífero, 50 anos para Carcinoma Histiocitóide, 49 anos para Carcinoma Lobular Infiltrativo, 88 anos para Carcinoma Epidermóide, 53 anos para Carcinoma Medular Infiltrativo, 46 anos para Carcinoma Apócrino, 39 anos para Tumor Filóide, 47 anos para Carcinoma Tubular Infiltrativo, 56 para Carcinoma Ductal Invasivo e 55 anos para Carcinoma Lobular in situ associado à Carcinoma Ductal Infiltrativo.

Conclusões/Considerações Finais

Doenças mamárias, especialmente as malignas, registradas na região de Cascavel são comparáveis aos números (de diagnósticos e faixa etária) esperados nacionalmente e mundialmente, assim como a proporção de carcinomas invasivos em relação aos casos in situ, visto que na região de Cascavel mais de 80% dos carcinomas são carcinomas ductais invasivos.

Palavras-chave

Carcinoma Mamário; Epidemiologia; Cascavel; Anatomopatologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

LABORATÓRIO DE ANATOMOPATOLOGIA APC CASCAVEL - Paraná - Brasil

Autores

Viviane Cristine Maraschin, Edina Regina Saggin Weschter, Maria Lara Picolo, Samara Miquelin Costa, Carlos Floriano Morais