Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da febre Chikungunya no Estado do Amapá no período de junho de 2014 a novembro de 2014.

Fundamentação/Introdução

Introdução/ Fundamentos: Febre Chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes cujos sintomas tipicamente consistem em um quadro agudo de febre, rash cutâneo e artralgia incapacitante. No Brasil, foi descrito pela primeira vez em 2010, e por ser tipicamente uma doença de regiões tropicais, oferece risco elevado de epidemia para esse país.

Objetivos

Objetivos: Analisar o perfil epidemiológico da febre Chikungunya no Estado do Amapá no período de junho de 2014 a novembro de 2014.

Delineamento e Métodos

Delineamento/ Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, retrospectivo e descritivo, cuja fonte de informações foi o banco de dados da Vigilância Epidemiológica do Estado do Amapá.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: Dos 1.080 casos notificados, 772 foram confirmados. Dentre os casos confirmados, 98,8% foram provenientes do município de Oiapoque e o restante, de Macapá e Santana. Quanto à distribuição entre os sexos, 59,1% dos pacientes acometidos foram mulheres e 40,9% homens. A faixa etária mais acometida foi de 20 a 49 anos, correspondendo a 60% dos casos. Pacientes até 14 anos de idade totalizaram 16,7% dos casos e idosos, apenas 1,8%. O critério de confirmação foi clínico-epidemiológico em 95,6% dos casos e laboratorial em 4,4% apenas. Nenhum óbito foi notificado. Um total de 85,3% dos pacientes evoluiu para a cura e os demais não tiveram evolução informada.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/ Considerações finais: Maior número de casos ocorreu no Oiapoque, por ser um município que faz fronteira com a Guiana Francesa, local a partir do qual a febre Chikungunya se disseminou na América Latina. A doença mostrou-se mais comum em adultos jovens, o que é um agravante pois sendo a maior parcela da população economicamente ativa, os impactos econômicos presumivelmente são significativos, ainda mais quando leva-se em conta o fato de que a febre Chikungunya leva a uma sequela caracterizada por dores articulares limitantes que afastam esses indivíduos do mercado de trabalho. A diferença entre os sexos não foi significativa. Poucos foram os casos cuja confirmação diagnóstica se deu por meio laboratorial, tendo em vista que testes sorológicos tem resultado demorado e que, na prática, o diagnóstico da febre Chikungunya é predominantemente clínico.

Palavras-chave

Febre de Chikungunya; Epidemiologia; Amazônia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Caroline Pires Alves, Nardiel Alves Batista, Larissa Daniele Machado Góes, Larissa Santos Luz, Henaiana Solanne Lucien Silva