Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

BULLOSIS DIABETICORUM – APRESENTAÇÃO RARA EM PATOLOGIA USUAL

Fundamentação/Introdução

Diabetes Mellitus (DM) pode estar associada a diversas manifestações cutâneas, como necrobiose lipídica, pseudoacantose nigricante, xantomas eruptivos, entre outras. A bullosis diabeticorum também é uma lesão associada à DM de longa data, contudo é rara e de etiologia ainda não totalmente esclarecida. Apresenta-se como lesões bolhosas, não-inflamatórias, de surgimento espontâneo, geralmente em membros inferiores.

Objetivos

Relatar caso de bullosis diabeticorum.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade relato de caso realizado em um hospital de Santa Catarina. Foi avaliada uma paciente feminina, 53 anos, moradora do município Major Gercino- SC. Paciente ex- tabagista, hipertensa, diabética tipo 2 com dieta inadequada, com história prévia de litíase renal e meningite bacteriana. Em uso continuo de captopril, glibenclamida e metformina. Foi realizado durante a internação laboratórios seriados, RX de tórax, ultrassonagrafia de membros inferiores, tomografia computadorizada de pelve e abdômen, sorologia para leptospirose, doppler de membros inferiores e biópsia tegumentar.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente foi admitida na emergência do hospital com lesões bolhosas em membro superior esquerdo e membros inferiores. Teve internação prévia em outra instituição devido a quadro febril associado a dor abdominal, vômitos e diarreia. Chegou no hospital em anasarca, com o quadro de insuficiência renal aguda resolvido. Relata aparecimento abrupto de lesões bolhosas tensas com conteúdo seroso em região da coxa direita, tornozelos direito e esquerdo e em face anterior do antebraço esquerdo. Tem histórico de uso de Sulfonamida e diclofenaco sódico antes do surgimento das lesões. Membros inferiores apresentavam edema +++/4+ sem cacifo, hiperemiados e membros superiores com edema +/4+, acompanhado de hiperemia. Nega episódios prévios e não tem histórico familiar de lesões semelhantes. Inicialmente devido à suspeita de infecção foi iniciado antibioticoterapia de amplo espectro, sem melhoras. Foi realizada biópsia tegumentar que apresentou achado de bolha, predominantemente intra-epidérmica ou na junção dermo-epidérmica (ocasional), achado sugestivo de bullosis diabeticorum.

Conclusões/Considerações Finais

Bullosis Diabeticorum é uma manifestação rara associada a uma doença muito prevalente, a Diabetes Mellitus. Essa condição é subdiagnosticada, sendo muitaas vezes, confundida com dermatoses infecciosas. Diferentemente dos outros casos descritos na literatura, nosso caso, apresentou lesões bolhosas acompanhada de inflamação peri-lesional.

Palavras-chave

Bullosis Diabeticorum, Diabetes Mellitus, cutânea

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruna Morais Barbosa, Marcus Luca Maciel, Gustavo Henrique Bregagnollo, Juliana Cuchi, Mario Octávio Thá Marques