ANÁLISE DO RASTREIO DE DEPRESSÃO EM CUIDADORES PRINCIPAIS DOS PACIENTES DE UMA UNIDADE DE DIÁLISE
A depressão, síndrome psicopatológica que pode ser avaliada por um conjunto de relatos comportamentais e sintomas, atinge cerca de 37% dos pacientes que realizam terapia dialítica, segundo algumas metanálises de estudos observacionais.O impacto na qualidade de vida e a adesão à terapia modificam-se na presença dessa síndrome,o que torna importante atenção à saúde mental dentro das unidades de diálise. Portanto é preciso perceber essas manifestações como forma de manter a atenção dentro do núcleo afetivo/assistencial da vida do paciente em terapia dialítica, o que coloca o cuidador principal como participante importante dessa vivência em suas dimensões, exigindo atenção sobre seu processo saúde-doença.
Identificar o perfil depressivo e manifestações psicopatológicas em cuidadores principais de uma unidade de diálise da macrorregião norte do estado do Ceará.
Estudo observacional de caráter qualitativo/quantitativo. A amostra do estudo é composta por 53 cuidadores declarados como principais de pacientes em terapia dialítica da Unidade de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral que iniciaram tratamento há pelo menos 3 meses. Foram medidos perfis demográficos, epidemiológicos e comportamento depressivo por meio do uso de uma escala de rastreamento(CES-D)
A amostra apresentou um percentual de 86,79% mulheres e 13,21% homens, com nível de escolaridade mais prevalente o ensino fundamental incompleto em 52,83% e 50,94% estavam na faixa etária dos 30 a 50 anos. Na avaliação de escores do CES-D foi encontrado que 45,28% apresentaram escore maior ou igual a 16, o que evidencia risco para depressão ou necessidade de intervenção terapêutica. 13,20% alcançaram perfil limítrofe, atingindo 14 a 15 pontos na avaliação. Os maiores escores obtidos foram os valores de 45, 30 e 28, correspondendo a entrevistados de escolaridades diferentes: fundamental incompleto para os dois valores mais altos e o menor para um participante com nível superior completo. 54,16% dos indivíduos que apresentaram escore maior ou igual a 16 possuíam ensino fundamental incompleto, em concordância com a amostra total.
Destaca-se o impacto do processo de adoecimento e enfrentamento do cuidador principal de pacientes em dialíse, correlacionando os percentuais elevados de risco de desenvolver depressão ou necessidade de intervenção terapêutica com piora da sobrevida e impacto na qualidade de vida dos cuidadores e pacientes.
Diálise Cuidador Depressão Qualidade de vida CES-D
Clínica Médica
Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Ceará - Brasil
Felipe Peixoto Nobre, Paulo Roberto Santos, Priscila Garcia Câmara Cabral Tavares, Itala Monica de Sales Santos, Tarcizio Brito Santos