Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Necrose de papila renal em um paciente com traço falciforme: um relato de caso e revisão de literatura

Fundamentação/Introdução

Necrose de papila renal é um infarto isquêmico da região interna da medula renal. A medula e a papila renal são particularmente predispostas a isquemia pois essas regiões vivem em um regime de hipóxia crônica devido ao fluxo lento da vasa recta. Entre as causas predisponentes mais comuns encontramos diabetes mellitus, infecções do trato urinário, abuso de analgésicos e anemia falciforme.
O traço falciforme foi classicamente descrito como uma condição benigna,e protetora contra malária falciparum. No entanto esse conceito tem mudado nas últimas décadas. O traço falciforme pode estar associado a carcinoma medular renal, necrose de papila renal, hipostenúria, infarto esplênico e morte súbita associada ao exercício. Essas complicações costumam aparecer quando pacientes são submetidos a condições de hipóxia como em grandes altitudes ou exercício extenuante.
Nos pacientes om traço falciforme a necrose de papila renal geralmente se apresenta como hematúria macroscópica pequena ou moderada, de resolução espontânea.

Objetivos

Relatar um caso de necrose de papila renal em um paciente portador de traço falciforme atendido em nosso serviço, que se mostrou com apresentação e evolução atípicas.

Delineamento e Métodos

Relato de caso baseado em revisão sistemática do prontuário.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Um paciente do sexo masculino de 15 anos, portador de anemia falciforme, sem outras coorbidades conhecidas, dá entrada em nosso serviço com história de síncope durante um jogo de futebol. Ao obter um histórico mais detalhado, o paciente refere história de hematúria macroscópica com coágulos e debris há cerca de 4 meses,com piora progressiva desde o seu início. Negou quaisquer outros sintomas de febre ou dor lombar e negou o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroidais prévio ao início da hematúria.
À admissão o paciente se apresentava com hemoglobina de 3,8 e necessitou de transfusão de 4 concentrados de hemáceas. Uma tomografia de abdome com contraste revelou imagem compatível com necrose de papila renal à direita, Cistosopia demonstrou sangramento proveniente do ureter direito.
Foram instituídas medidas clínicas sem sucesso, tendo sido realizada então uma ureterorenoscopia flexível com cauterização da papila sangrante, com parada completa do sangramento.

Conclusões/Considerações Finais

A necrose de papila renal, anteriormente considerada uma condição benigna, pode ser considerada uma causa importante de morbidade. O paciente relatado se mostrou com uma apresentação grave e atípica de uma complicação comum nesses pacientes.

Palavras-chave

necrose de papila renal, traço falciforme, relato de caso

Área

Clínica Médica

Autores

Marina Zaponi Melek, Rodrigo Hidd Kondo, Raphael Sanches Veloso, José Antônio Rocha Gontijo