CERATOACANTOMA EM LÍQUEN PLANO HIPERTRÓFICO: RELATO DE CASO
Ceratoacantoma é um tumor de rápido crescimento, originário das glândulas pilosebáceas,semelhante a carcinoma de células escamosas.Raramente progride para carcinoma invasivo ou metastático.Trauma, exposição solar,papilomavírus humano,imunossupressão e idade avançada são fatores associados.Os locais mais acometidos são:face, antebraços e mãos.O líquen plano é uma desordem imunomediada,de origem desconhecida,associada a doenças imunes como:colite ulcerativa,alopecia areata,vitiligo,dermatomiosite e miastenia gravis.Há poucos relatos de ceratoacantoma associado a líquen plano.
Relatar o caso de líquen plano hipertrófico e ceratoacantoma
Relato de Caso
Paciente masculino, 76 anos, em acompanhamento por lesão infiltrada e descamativa em fossa poplítea direita, com áreas de atrofia e hipertrofia, hipopigmentação central e hiperpigmentação periférica, com surgimento havia 9 anos. As hipóteses aventadas incluíram dermatite de contato, psoríase e líquen plano hipertrófico. Realizada biópsia, compatível com líquen plano hipertrófico. Indicada infiltração da placa com triancinolona. Após 3 anos, retornou com aumento da lesão. Ao exame: placa eritematosa, infiltrada, com atrofia central e áreas tumorais verrucosas. Suspeitado de cromomicose e carcinoma espinocelular. Paciente submetido a nova biópsia , achados histopatológicos de carcinoma epidermóide, tipo ceratoacantoma, sobre líquen plano hipertrófico. Optado por infiltração intralesional de metotrexato 25mg/mL.O paciente apresentou boa resposta terapêutica com áreas de regressão tumoral.
Os ceratoacantomas são considerados variantes, por vezes benignas,dos carcinomas espinocelulares.Apresentam-se como nódulos em áreas fotoexpostas na maioria assintomáticos. A excisão cirúrgica é o tratamento de escolha, porém a aplicação local com metotrexato, pode ser indicada em casos cujo local da lesão prejudica o ato cirúrgico.O líquen plano,variante hipertrófica,é uma doença inflamatória caracterizada por placas hiperceratósicas, purpúricas e pruriginosas, em membros inferiores, de caráter crônico por coçadura repetida, que predispõe ao desenvolvimento de carcinoma espinocelular, de caráter reicidivante. A aplicação intralesional de corticoesteróides tem tido sucesso no controle.A ocorrência simultânea de ceratoacantoma e líquen plano hipertrófico é pouco relatada na literatura,entretanto,o caso reforça a importância de lesões inflamatórias crônicas como etiologia de lesões neoplásicas sobrejacentes.
Dermatoses neoplásicas, ceratoacantoma, líquen plano hipertrófico
Clínica Médica
Hospital de Clínicas da UFPR - Paraná - Brasil
Luciana Menezes de Azevedo, Murilo Calvo Peretti, Joane Nathache Hatsback de Paula, Priscila Bozgazi do Amaral, Kátia Sheylla Malta Purim