Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Derrame pericárdico como manifestação do Hipotireoidismo primário – Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

O Hipotireoidismo é definido como um estado clínico resultante de quantidade insuficiente de hormônios circulantes da glândula tireoide para suprir uma função orgânica normal. O derrame pericárdico associado ao hipotireoidismo, atinge 30-80% de casos, que caracteristicamente é de caráter insidioso, podendo ser encontrado no diagnóstico do paciente.

Objetivos

Expor e discutir as complicações cardíacas do hipotireoidismo através de relato de caso de uma paciente que evoluiu com Miocardite e derrame pericárdicos decorrentes do Hipotireoidismo primário.

Delineamento e Métodos

Relato de um caso de Hipotireoidismo primário levando a miocardite e derrame pericárdico, com uma breve discussão sobre diagnóstico e tratamento do hipotireoidismo.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente de 56 anos, hipertensa, admitida na unidade coronariana com diagnóstico inicial de Síndrome coronariana aguda sem supra de ST, com elevação enzimática de Creatino fosfoquinase (CPK), porém sem elevação proporcional de isoenzima MB da creatina quinase (CKMB). Radiografia de tórax evidenciando derrame pericárdico. Ecocardiograma transtorácico evidenciando derrame pericárdico sem restrição diastólica, com átrio direito “balançante”, porém sem colapso. Exames laboratoriais evidenciando anemia macrocítica, TSH 128,31 mU/L, T4 livre 0,23 ng/Dl. Após investigação clínica com afastamento de outras causas para o derrame pericárdico, foi confirmado o diagnóstico de Hipotireoidismo primário levando ao quadro de miocardite cardíaca e derrame pericárdico. Instituído tratamento com reposição hormonal com Levotiroxina 25 mcg com melhora clínica progressiva, fazendo aumento gradativo da dose ambulatorialmente.

Conclusões/Considerações Finais

O caso clínico descrito ressalta a importância da investigação e tratamento precoce do derrame pericárdico. Deve-se considerar o hipotireoidismo como causa de derrame pericárdico, solicitando screening tireoidiano em todos os pacientes com história ou imagem radiológica compatível com derrame pericárdico, principalmente de caráter insidioso. O tratamento de eleição é a reposição do hormônio, levando a regressão completa dos sintomas e redução do risco cardiovascular.

Palavras-chave

Hipotireoidismo, Miocardite, Derrame pericárdico

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa Vieira Tavares dos Reis, Gracielle Christine do Nascimento Oliveira, Rodrigo Saraiva Pinto Paiva Gouveia, Bárbara Pereira Pires, Vinícius Lúcio de Sousa