Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE POLITRAUMATISMO POR ACIDENTES MOTOCICLISTICOS ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Fundamentação/Introdução

Acidentes de trânsito matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo e deixam entre 20 e 50 milhões de feridos, algumas com sequelas permanentes. Tais acontecimentos trazem prejuízos tanto para as vítimas quanto para sociedade, tendo como consequências mortes e longos períodos de recuperação, incapacidade para o trabalho e menor produtividade em virtude de limitações físicas e psicológicas.

Objetivos

Determinar o perfil de vítimas de acidentes motociclísticos, atendidas pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Teresina-Piauí.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo documental, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de agosto de 2014 a julho de 2015 no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Teresina-Piauí, selecionado como local para o desenvolvimento desta pesquisa por ser o local de arquivo de todas as fichas de atendimento. Os dados foram coletados de forma manual através das fichas de atendimento, observando as seguintes variáveis pesquisadas: tipos de trauma, dia da semana de maior ocorrência, local e horário, utilização de equipamentos de segurança, indícios de ingestão de bebida alcoólica, variáveis sócio demográficas (sexo, idade), local de acolhimento após atendimento de urgência e evolução (óbito, sequelas). O presente estudo atende às especificações da Resolução Nº466/12(CNS/MS),que trata das diretrizes e normas de pesquisa envolvendo seres humanos e foi submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UESPI-PI (Teresina). Os dados foram analisados estatisticamente no programa software Microsoft Excel XP.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

No período em estudo foram constatados 1715 casos de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, destes 75,52% conduzia o veículo, 73% eram do sexo masculino e 79% com idade entre 10 e 40 anos. Posteriormente, 22,68% dos acidentes ocorreram nos fins de semana, 39,25% no período noturno e na zona leste e sudeste de Teresina. Quanto aos traumas mais comuns estão os politraumatismos (39,25%) e os traumas de membros inferiores (28,57%). Além disso foi constatado que 63,2% utilizavam capacete e 49,4% não tinham indícios de ingestão de bebida alcoólica, apesar do incompleto preenchimento das fichas.

Conclusões/Considerações Finais

É grande o número de acidentes utilizando este tipo de veículo e de posse dos dados busca-se planejar estratégias eficazes para a diminuição de casos como a contribuição de dados para a elaboração de políticas públicas para combater o problema.

Palavras-chave

Serviços Médicos de Emergência, Acidentes de Trânsito, Motocicletas.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - Piauí - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - Piauí - Brasil

Autores

ROBSON DAVID ARAÚJO LIAL, ANA CLARA ARAUJO CAVALCANTE, ISABEL CRISTINA CAVALCANTE CARVALHO MOREIRA, HELLEN GOMES EVANGELISTA, NALDIANA CERQUEIRA SILVA