Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Complicação rara do uso de anticoagulação oral: relato de caso de hematoma extradural raquidiano espontâneo com compressão medular cervical e tetraparesia

Fundamentação/Introdução

Hematoma extradural raquidiano é uma emergência neurocirúrgica, sendo causa rara de síndrome de compressão medular, geralmente de instalação aguda ou subaguda. Em alguns casos, pode se relacionar ao uso de anticoagulantes orais como a varfarina, um antagonista da vitamina K utilizado em vários cenários clínicos, que por possuir faixa terapêutica estreita e inúmeras interações alimentares e medicamentosas, tem uso desafior na prática clínica.

Objetivos

O medico deve estar atento e incluir o hematoma extradural espontâneo como parte do diagnóstico diferencial de cervicalgia aguda/ subaguda associada a déficit neurológico, principalmente em pacientes em anticoagulação ou com diáteses hemorrágicas. Também deve-se estar atento a orientação adequada dos pacientes quanto ao uso adequado da medicação e os riscos da não aderência.

Delineamento e Métodos

Relatamos o caso de uma paciente em uso de varfarina acima da faixa terapêutica com hematoma extradural espontâneo após esforço leve.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente feminina, 47 anos, portadora de Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) e Lupus Sistêmico provável em anticoagulação oral com varfarina com quadro de uma semana de evolução de dor cervical com irradiação à direita, retenção urinária e fraqueza em membros, de evolução progressiva após leve esforço físico (levantamento de peso). Ao exame, tetraparesia flácida hiporreflexa, pior à direita. Ressonância magnética da coluna cervical demonstra coleção extradural se estendendo no interior do canal medular de C6-T1, com compressão medular maior à direita e hiperssinal em T1, compatível com hematoma. Coagulograma alterado, com Razão Normalizada Internacional (INR) incoagulável. A paciente foi submetida à laminectomia de C6-C7 com drenagem do hematoma de C6-T1 e evolução pós-operatória favorável.

Conclusões/Considerações Finais

A neuroimagem confirma o diagnóstico, com preferência para a ressonância, que mostra coágulo isointenso em T1 e hiperintenso em T2 nas primeiras 24 horas e hiperintenso em T1 e T2 após esse período. O tratamento envolve drenagem cirúrgica de urgência, com diagnóstico e tratamento precoces de fundamental importância para recuperação funcional.
Os pacientes anticoagulados devem ser orientados quanto à importância de realizar o coagulagrama frequentemente, além de manter regularidade dietética e reportar ao médico a introdução de novas medicações. Tais medidas visam minorar o risco de complicações hemorrágicas, que indicam necessidade de atendimento médico imediato.

Palavras-chave

varfarina, hematoma extradural raquidiano, acidente cumarínico

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Carolina Dias Gonçalves, Maria Clara Borges de Andrade, Rachid Amado de Brito Montenegro, Luis Filipe Azevedo de Carvalho, Livia Itajahy de Oliveira de Souza