RELATO DE CASO: POLISEROSITE TUBERCULOSA DE APRESENTAÇÃO ATÍPICA EM PACIENTE DE 51 ANOS
A tuberculose pleural é a forma extrapulmonar mais comum de tuberculose no adulto imunocompetente. Por sua vez, o envolvimento pericárdico é raro e pode ser a única manifestação da tuberculose, embora possa haver comprometimento simultâneo de órgãos, como no caso descrito, constituindo-se o que se convencionou chamar polisserosite tuberculosa.
Descrever um caso de Polisserosite tuberculosa em paciente de 51 anos, com apresentação atípica e evolução favorável após tratamento.
Relato de caso.
Relato de Caso: O.S.B., 51 anos, homem, trabalhador rural, admitido com quadro de dispnéia progressiva há dois meses, acompanhada de dor torácica ventilatório dependente, tosse seca, febre não mensurada e perda ponderal importante. Previamente hígido. Ao exame, emagrecido, mucosas hipocoradas, taquicárdico, taquipneico. Murmúrio vesicular encontrava-se diminuído em base esquerda, e abolido nos dois terços inferiores à direita, com macicez à percussão.
Exames laboratoriais evidenciaram hipoalbuminemia e anemia leves. Urina tipo I sem alterações. Teste tuberculínico, Fator Antinuclear, Fator Reumatoide e anti-HIV 1 e 2 não reator. À radiografia de tórax: aumento de silhueta cardíaca e velamento de seios costofrênicos. Tomografia evidenciou moderado derrame pericárdico, derrame pleural volumoso bilateralmente e linfonodos calcificados na janela aorto-pulmonar à direita. O ecocardiograma apresentava câmaras cardíacas de dimensões normais, função sistólica biventricular preservada e derrame pericárdico com sinais de tamponamento cardíaco.
Realizadas toracocenteses de alivio, com rápida recorrência de derrame pleural, bilateralmente. Material obtido enviado para análise tinha aspecto sero-hemorrágico, com predomínio linfocitário e proteína total alta, caracterizando-se um exsudato, segundo os critérios de Light. Cultura negativa. Baciloscopia negativa. Adesosina deaminase: 20,82U/L. Devido aos sinais de tamponamento cardíaco ao ecocardiograma, foi submetido a pericardiocentese com biópsia, que evidenciou presença de múltiplos granulomas caseosos.
Iniciado tratamento com esquema RIPE, recebeu alta hospitalar com melhora clínica e radiológica significativas. Permanece em acompanhamento ambulatorial há um ano sem recidiva do quadro ou toxicidade relacionada ao esquema terapêutico.
Polisserosite tuberculosa é uma forma de apresentação rara e configura-se um diagnóstico diferencial de tamponamento cardíaco e derrame pleural recidivante, em áreas endêmicas.
Polisserosite tuberculosa; Derrame pleural recidivante; Tamponamento cardíaco.
Clínica Médica
Hospital Universitário Clemente Faria - Minas Gerais - Brasil
Camila Xavier e Silva, Tarcísio Gomes Mendes, Nilo de Oliveira Freitas, Philippe de Figueiredo Braga Colares, Thiago Soares Pereira