Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de Kaposi em idoso HIV negativo

Fundamentação/Introdução

O Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia vascular maligna relacionada à infecção pelo Herpes vírus humano tipo 8(HHV-8) caracterizada por lesões geralmente restritas a pele e subcutâneo, mas que podem acometer vísceras em formas mais graves. Apresenta 4 principais variantes: Clássica, forma rara que acomete idosos, principalmente do sexo masculino; Endêmica, comum na África em crianças e jovens negros; Iatrogênica, em pacientes transplantados ou em uso de imunossupressores; e a forma Epidêmica, relacionada ao vírus da imunodeficiência humana(HIV).

Objetivos

Descrever um caso raro de Sarcoma de Kaposi cutâneo em idoso HIV negativo.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

JPS, sexo masculino, 71 anos, lavrador aposentado, admitido com queixa de início há 1 ano e meio de edema e dor em tornozelos que evoluiu com placas cutâneas eritêmato-arroxeadas pruriginosas de caráter ascendente. Nos últimos 5 meses apresentando hiporexia, emagrecimento, febre, piora da dor e do aspecto das lesões, com a formação de placas violáceas papulosas e nodulares difusas em membros inferiores, além de lesões crostosas em face plantar dos pés com presença de tecido necrótico sangrante e lesões satélites nodulares para lábio inferior, orelha direita e região genital. Antecedente de cirurgia de sinusite há 35 anos, tuberculose pulmonar há 12 anos e hernioplastia inguinal direita há 10 anos. Exames laboratoriais revelaram anemia, VHS:40, PCR:24, VDRL não reagente, HIV pelos métodos ELISA e Western Blot negativos. Institui-se tratamento antibiótico sem melhora das lesões. Realizada biópsia das mesmas que descreveu proliferação vascular cutânea com infiltrado linfoplasmocitário e complementado com estudo imuno-histoquímico que evidenciou achados morfológicos associados à expressão da oncoproteína LANA-1 do HHV-8, confirmatório de Sarcoma de Kaposi. O paciente recebeu alta hospitalar para acompanhamento oncológico e iniciou tratamento quimioterápico com melhora importante das lesões.

Conclusões/Considerações Finais

O Sarcoma de Kaposi é importante diagnóstico diferencial de lesões de pele em pacientes imunodeprimidos e a forma Clássica do idoso não relacionada ao HIV representa um desafio diagnóstico pela baixa incidência e pela dificuldade de acesso ao exame confirmatório de imuno-histoquímica.

Palavras-chave

sarcoma kaposi, idoso não HIV.

Área

Clínica Médica

Autores

Nilo de Oliveira Freitas, Maíra Freire Ruas, Camila Xavier e Silva, Larissa Freire Ruas, Isabella Gonçalves Ramos