Avaliação da função renal pelo Clearance de Creatinina, dos pacientes vitimas de acidente ofídico no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins
O Hospital de Referencia de Porto Nacional-TO é responsável pelo atendimento da população desta cidade e de mais treze circunvizinhas totalizando aproximadamente 180.000 habitantes,grande parte dessa população reside na zonal rural e mesmo os habitantes das zonas urbanas frequentam ambientes selvagens como beira de rios e matas, o que os expõe ao contato com animas peçonhentos.Os acidentes ofídicos ocorridos nesta região são atendidos quase que exclusivamente nesta unidade hospitalar, e a disfunção renal é uma das mais temíveis complicações nesses casos.
Estudo Quantitativo
Realizar diagnóstico de disfunção renal em pacientes vitima de acidente ofídico, e acompanhamento evolutivo do quadro clínico pela mensuração do Clerance de Creatinina com o método indireto utilizando a Fórmula de Cockroft e Gault.
-Acompanhamento clínico de todos os pacientes atendidos no hospital de Referência de Porto Nacional vitima de acidente ofídico de qualquer gênero no período de janeiro a dezembro de 2014.
-Mensuração do Clearance de Creatinina usando a Formula de Cockroft e Gault no momento do primeiro atendimento
-Acompanhamento diário da Taxa de Filtração Glomerular usando a Formula de Cockroft e Gault (140-Peso-kg)x Idade em anos / 72 x Creatinina Plasmática
Durante o período estudado foram atendidos neste hospital 22 casos de acidente ofídico, dos quais 20 casos(90,9%) classificados como acidente Botrópico e 2 casos(9,1%) Crotálico.
O Clearence de Creatinina ficou abaixo de 60 ml/min/m², o que comprova disfunção renal, em dois pacientes,demonstrando uma incidência geral de 9,1%.Quando separado por tipo de acidente a incidência para acidente Botrópico foi de 10%(dois casos) enquanto a do tipo Crotálico foi de 0%(nenhum caso).Ambos pacientes restabeleceram a função renal normal após termino do tratamento.
A maioria dos caos ocorreu nos períodos de janeiro á marco e de outubro á novembro, onde ocorrem as maiores incidências de chuvas.
Os dois casos que evoluíram com disfunção renal foram oriundos de cidades distantes do hospital o que retardou o início do tratamento específico para o acidente ofídico.
O conhecimento do perfil epidemiológico de cada região aliado ao estudo das taxas de incidência, prevalência e complicações desta entidade clinica, bem como o início precoce da terapêutica adequada interferem no número de lesões renais com pior prognóstico.
Hospital de Referencia, Porto Nacional, Acidente ofídico, Disfunção renal, Clearance de Creatinina
Clínica Médica
IPEN - São Paulo - Brasil, ITPAC PORTO - Tocantins - Brasil, SESAU Tocantins - Tocantins - Brasil
Astério Souza Magalhães Filho, Nanci do Nascimento, Cristiano da Silva Granadier, Valcirlei Araújo, Renato Rezende