Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ ASSOCIADA À INFECÇÃO AGUDA POR CITOMEGALOVÍRUS EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polirradiculoneuropatía inflamatória aguda, com padrão desmielinizante ou axonal, e de etiologia autoimune. A SBG cursa com um amplo espectro de manifestações clínicas, como paresia ascendente em membros, arreflexia, trastornos sensitivos e afecção de pares cranianos, habitualmente com paresia facial bilateral.

Objetivos

Relatar um caso clínico de síndrome de Guillain-Barré concomitante a uma infecção aguda por citomegalovírus em um paciente imunocompetente, divulgando para a comunidade científica um caso de SGB, que tem por fator etiológico o CMV. Além disso, discorrer sobre esta síndrome em relação a sua fisiopatologia, etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico no paciente em questão.

Delineamento e Métodos

A pesquisa é do tipo documental e exploratória, com abordagem qualitativa, relacionada ao relato de um caso clínico, de um paciente afetado pela síndrome de Guillain-Barré concomitantemente a um episódio de citomegalovirose aguda.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

EMXN, 23 anos, branco, estudante de medicina, atendido no dia 28 de novembro de 2014, em hospital público do município de João Pessoa, PB, com tetraparesia simétrica ascendente, parestesia em terço distal dos membros e lombalgia. O paciente apresenta história familiar positiva para SGB. Chegou ao hospital com diagnóstico de SGB após realização de eletroneuromiografia em clínica particular (que sugeriu como primeira hipótese diagnóstica a polirradiculoneurite inflamatória desmielinizante aguda), e permaneceu internado por seis dias. Foi administrada Imunoglobulina Humana na dose 400mk/kg/dia, durante cinco dias consecutivos. No segundo dia de internação, o paciente evoluiu com paralisia facial bilateral, disfonia e disfagia. Após dois meses de terapia fisioterápica o paciente recuperou-se completamente de todas as manifestações motoras e sensitivas. Na mesma data foram realizados novos exames para investigação etiológica do caso, obtendo sorologia positiva para citomegalovírus.

Conclusões/Considerações Finais

É de interesse da saúde pública e da clínica médica o conhecimento da síndrome e seu diagnóstico etiológico, visto que o padrão sindromico e o prognóstico da doença variam de acordo com a etiologia do caso e as condições de saúde do paciente.

Palavras-chave

Citomegalovirus. Síndrome de Guillain Barre. Imunoglobulina Humana.

Área

Clínica Médica

Instituições

FAMENE - FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

Alef Joni Soares Figueiredo, Edmundo de Melo Xavier Neto, Kaelson Bruno Lima Brasileiro, Renata Laryssa Araujo Bezerra, Clélia Alencar Xavier Mota