Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DAS MULHERES COM GRAVIDEZ DE ALTO RISCO, ATENDIDAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Fundamentação/Introdução

A gravidez é um evento fisiológico na vida da mulher, porém, para algumas gestantes, pode ser uma situação de alto risco, ocasionando uma condição obstétrica prevalente na população e responsável por uma parcela significativa da morbimortalidade materna e perinatal no Brasil. Sendo assim, é preciso conhecer melhor a população e traçar um perfil da gravidez de alto risco. Conhecendo esse perfil, projetos de intervenção podem ser mais bem elaborados e o índice de óbitos pode ser diminuído.

Objetivos

Analisar o perfil das mulheres com gravidez de alto risco, atendidas no Centro de Referência de Saúde da Mulher do município de Santarém-Pará, no triênio 2010-2012.

Delineamento e Métodos

A pesquisa foi de caráter documental, descritivo, quantitativo e retrospectivo. Os dados foram coletados a partir dos livros de registro relacionados ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012 do Centro de Referência de Saúde da Mulher de Santarém-Pará, que é o centro de referência para pré-natal de alto risco do município.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Totalizaram 1625 pacientes, sendo os riscos mais prevalentes: idade avançada (14,15%), idade baixa (12,06%), aborto anterior (10,34%), cesárea anterior (8,62%) e Rh negativo (4,74%). Dentre as faixas etárias pesquisadas, as mais frequentes foram de 20 a 24 anos (20,68%) e de 25 a 29 anos (22,15%); as grávidas que tiveram o número mínimo de consultas de pré-natal (controlada) foram 76,98% e as que não tiveram (faltosas) foram 23,02%.Observou-se que um grande número de gestantes (944)foram a 4 consultas médicas e apenas 212 gestantes foram a 4 consultas de enfermagem, mostrando uma preferência pelas consultas médicas. Quanto a procedência, 63% dessas mulheres são da zona rural, 31% são da zona urbana e 6% são de outros municípios.

Conclusões/Considerações Finais

Conhecer o perfil dessas grávidas de alto risco é um importante passo para a criação de ações que melhorem a qualidade de vida dessas mulheres e diminuam a morbimortalidade materna e perinatal.

Palavras-chave

Gravidez de alto risco; Risco gestacional; Epidemiologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Kananda Kesye Sousa Nunes, Victoria Rodrigues Bastos, Gabriel Moraes Ramos, Iasmin Maria Oliveira Castro