Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES AEROTRANSPORTADOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, NO ANO DE 2014

Fundamentação/Introdução

Apesar do Resgate Aéreo estar consolidado em vários países do mundo e no Brasil, a literatura científica nacional em relação ao assunto ainda é muito escassa e se concentra em estudos realizados nas capitais. Logo, se reveste de especial importância a necessidade de pesquisa em cidades de médio porte.

Objetivos

Identificar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico inter-hospitalar vinculado ao Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Oeste (CONSAMU), como parte integrante da Rede Paraná Urgência estabelecida pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, de natureza exploratória, com delineamento transversal e abordagem quantitativa do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico, no período de 22 de janeiro de 2014 a 19 de janeiro de 2015. Os pacientes foram selecionados através dos códigos estabelecidos na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Foram utilizados dados dos prontuários médicos, onde as variáveis estudadas foram: sexo, idade, tipo de lesão ou agravo, cidade de origem e de destino. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa em seres humanos da Faculdade Assis Gurgacz, sob o parecer nº 1.026.592.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

No período estudado, foram registrados 276 pacientes atendidos pelo serviço, sendo 56 (20,3%) recém nascidos, 130 (47,1%) do sexo masculino e 90 (32,6%) do sexo feminino, não sendo informado o sexo dos recém natos. O período de maior registro de ocorrências foi do dia 01 de julho a 31 de dezembro, com 157 (56,9%) atendimentos. A faixa etária predominante foi a compreendida entre 20 e 69 anos, com 118 (42,7%) casos. Em relação ao tipo de lesão ou agravo, 59 (21,3%) pacientes foram atendidos devido a causas externas, e 217 (78,7%) devido a causas clínicas, havendo um predomínio de doenças do aparelho circulatório (79 – 28,6%). Cascavel e Toledo foram as duas principais cidades tanto de origem quanto de destino, com 44 (15,9%) e 39 (14,1%) ocorrências na origem, e 127 (46,0%) e 23 (8,3%) ocorrências de destino, respectivamente.

Conclusões/Considerações Finais

O perfil de pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico corresponde ao sexo masculino, entre 20 e 69 anos, atendidos devido a causas clínicas, principalmente doenças do aparelho circulatório. O período de maior ocorrência foi o segundo semestre de 2014, sendo Cascavel e Toledo as duas principais cidades tanto de origem quanto de destino.

Palavras-chave

Perfil Epidemiológico, Urgência e Emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Transporte Aeromédico, Transporte Inter-hospitalar.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Assis Gurgacz - Paraná - Brasil

Autores

Raffael Sehn Slaviero, Rubens Griep, Luciana Osorio Cavalli, Lucas Zenni Salomão, Yuri Costa Farago Fernandes