PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES AEROTRANSPORTADOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ, NO ANO DE 2014
Apesar do Resgate Aéreo estar consolidado em vários países do mundo e no Brasil, a literatura científica nacional em relação ao assunto ainda é muito escassa e se concentra em estudos realizados nas capitais. Logo, se reveste de especial importância a necessidade de pesquisa em cidades de médio porte.
Identificar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico inter-hospitalar vinculado ao Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Oeste (CONSAMU), como parte integrante da Rede Paraná Urgência estabelecida pela Secretaria de Saúde do Paraná.
Estudo descritivo, de natureza exploratória, com delineamento transversal e abordagem quantitativa do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico, no período de 22 de janeiro de 2014 a 19 de janeiro de 2015. Os pacientes foram selecionados através dos códigos estabelecidos na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Foram utilizados dados dos prontuários médicos, onde as variáveis estudadas foram: sexo, idade, tipo de lesão ou agravo, cidade de origem e de destino. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa em seres humanos da Faculdade Assis Gurgacz, sob o parecer nº 1.026.592.
No período estudado, foram registrados 276 pacientes atendidos pelo serviço, sendo 56 (20,3%) recém nascidos, 130 (47,1%) do sexo masculino e 90 (32,6%) do sexo feminino, não sendo informado o sexo dos recém natos. O período de maior registro de ocorrências foi do dia 01 de julho a 31 de dezembro, com 157 (56,9%) atendimentos. A faixa etária predominante foi a compreendida entre 20 e 69 anos, com 118 (42,7%) casos. Em relação ao tipo de lesão ou agravo, 59 (21,3%) pacientes foram atendidos devido a causas externas, e 217 (78,7%) devido a causas clínicas, havendo um predomínio de doenças do aparelho circulatório (79 – 28,6%). Cascavel e Toledo foram as duas principais cidades tanto de origem quanto de destino, com 44 (15,9%) e 39 (14,1%) ocorrências na origem, e 127 (46,0%) e 23 (8,3%) ocorrências de destino, respectivamente.
O perfil de pacientes atendidos pelo serviço de transporte aeromédico corresponde ao sexo masculino, entre 20 e 69 anos, atendidos devido a causas clínicas, principalmente doenças do aparelho circulatório. O período de maior ocorrência foi o segundo semestre de 2014, sendo Cascavel e Toledo as duas principais cidades tanto de origem quanto de destino.
Perfil Epidemiológico, Urgência e Emergência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Transporte Aeromédico, Transporte Inter-hospitalar.
Clínica Médica
Faculdade Assis Gurgacz - Paraná - Brasil
Raffael Sehn Slaviero, Rubens Griep, Luciana Osorio Cavalli, Lucas Zenni Salomão, Yuri Costa Farago Fernandes