Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Amiloidose em biópsia intestinal: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A amiloidose é caracterizada pelo depósito extracelular de proteína amiloide. Pode ocorrer nas formas isolada ou sistêmica, afetando principalmente rins, coração, sistema nervoso e trato gastrointestinal.

Objetivos

O presente relato apresenta um caso de amiloidose identificada em biópsia colônica em paciente idosa, com sintomas inespecíficos.

Delineamento e Métodos

Avaliação retrospectiva de um paciente com amiloidose diagnosticada em estudo histopatológico. Os dados foram obtidos a partir do prontuário de internação da paciente no serviço terciário ao qual foi admitida.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Mulher com 89 anos de idade e história de insuficiência renal crônica não dialítica, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial, procura atendimento emergencial com queixa de diarréia, recebendo tratamento sintomático. Retorna após 20 dias devido a diarreia volumosa com 5 dias de duração e piora progressiva, 4 episódios por dia, sem sangue ou pus, acompanhada de inapetência, náusea e dor abdominal. Ao exame clínico apresentava pressão arterial de 110x70mmHg, frequência cardíaca 98 batimentos por minuto, temperatura 37,3ºC, ruídos hidroaéreos aumentados e desconforto à palpação abdominal. Coprocultura para Salmonella spp., Shigella spp. e Escherichia coli resultaram negativas. Tomografia computadorizada de abdome revelou espessamento discreto dos segmentos colônicos e poucos divertículos no sigmoide. A colonoscopia revelou edema, hiperemia e erosões no ceco. Biópsias tomadas da lesão revelaram a presença de acúmulos eosinofílicos perivasculares na submucosa, realçados com a coloração de Vermelho do Congo e caracteristicamente refringentes à luz polarizada, caracterizando deposição de amiloide. Foi instituído tratamento com hidrocortisona, resultando em alívio dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

O envolvimento gastrointestinal é comum em todos os tipos de amiloidose. Podem produzir fragilidade e ruptura dos vasos, provocando hemorragias petequiais, manifestações isquêmicas e lesões ulceradas. A infiltração de nervos e fibras musculares pode causar dismotilidade. Lesões polipóides também foram descritas. Biópsia retal possui uma sensibilidade de 85% para o diagnóstico da amiloidose, e estudos recentes sugerem que biópsias gástricas ou do intestino delgado possam ter uma sensibilidade próxima a 100%. Pacientes da faixa etária superior, com comorbidades múltiplas, sintomas inespecíficos, sobretudo gastrointestinal, devem alertar à possibilidade da amiloidose.

Palavras-chave

amiloidose; diarreia; diagnóstico diferencial.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maria Clara Colin, Rafael Amorim Lopes, Leonora Zozula Blind Pope, Fábio Antônio Tironi, Mariana Matiello