Evolução das Internações Hospitalares por Insuficiência Cardíaca em Idosos – Um estudo ecológico
O Brasil encontra-se em acelerado processo de transição demográfica onde se observam modificações no tamanho e na distribuição da sua população em grupos etários, as quais impactam nos gastos com saúde. As doenças do aparelho circulatório figuram entre as principais causas de internações hospitalares em idosos e destas, a Insuficiência Cardíaca (IC) é a principal causa de internação neste grupo.
O presente estudo objetiva traçar um panorama das internações hospitalares em decorrência de IC, nas diferentes regiões brasileiras, ao longo de dez anos, na população idosa. Ainda, verificar as variações das taxas de internação em homens e mulheres, ao longo dos anos compreendidos para análise.
Trata-se de um estudo ecológico das internações hospitalares por IC em idosos no Brasil no período de 2003-2012. Foi classificado idoso o indivíduo com idade de 60 anos ou mais. Como fontes de informações foram usados dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), necessários para o cálculo das taxas específicas de internação hospitalar por IC em idosos com 60 anos ou mais, no período de 2003-2012, sendo utilizadas como unidade de análise as regiões geográficas brasileiras. Para fins de comparação, as taxas foram padronizadas pelo método direto, utilizando-se como referência a população brasileira do ano de 2012.
É possível observar que, ao longo do período compreendido para estudo, houve uma diminuição progressiva das taxas de internações hospitalares por IC em idosos, tanto do sexo masculino quanto feminino, em todas as regiões brasileiras e nas diferentes faixas etárias. Verificou-se também que as maiores taxas de internação por IC estavam no grupo que apresentava 80 anos ou mais, em ambos os sexos, seguido pelos grupos de 70 a 79 anos e 60 a 69 anos, respectivamente. Ainda, se comparados o ano inicial (2003) e o final (2012) do presente estudo, demonstrou-se que houve uma redução nos internamentos de 98,47% para os homens e de 106.9% para as mulheres, em todo território nacional.
A IC é a principal causa de internação hospitalar por doenças do aparelho circulatório em idosos no Brasil, apesar de suas taxas terem diminuído em todas as regiões brasileiras. O aumento na expectativa de vida e a efetividade do tratamento medicamentoso podem ter contribuído para o declínio da morbidade hospitalar desta doença.
Insuficiência Cardíaca , Idoso, Hospitalização
Clínica Médica
Julia Lais Hofler, Maria Paula Saccol, Eliane Boschetti Assonalio, Denis Conci Braga, Silvia Monica Bortolini