Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS EGRESSOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE POSITIVO

Fundamentação/Introdução

O processo de formação de recursos humanos em saúde e sua absorção no mercado de trabalho é complexo, multifatorial e dinâmico. A avaliação da qualidade do ensino superior que era praticada por determinadas universida destornou-se obrigatória e vem contribuindo para comparação e ajustes na educação médica.
O Curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) ocupa o campus Ecoville e amplos cenários de aprendizagem (hospitais, ambulatórios e clínicas conveniadas) situadas em Curitiba, Paraná. Teve início em 2002 em regime integral anual sendo a primeira turma formada em janeiro de 2008. Entretanto, ainda não se sabe com exatidão as áreas de desempenho profissional dos egressos da UP, a empregabilidade obtida, a continuidade dos estudos destes médicos e as coberturas regionais em saúde alcançadas.

Objetivos

Conhecer o perfil socioprofissional e de formação dos médicos egressos da Universidade Positivo (UP) em Curitiba-PR.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal tendo como população-alvo médicos formados no período de 2007 a 2013, utilizando questionário eletrônico auto-aplicável.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Dos 107 questionários respondidos por email houve participação similar de homens e mulheres. A faixa etáriamédia masculina foi de 28,5 anos e feminina de 27,6 anos. A maioria é solteiro (68%), cursou (43) ou está cursando (32) programa de residência médica, reside no Paraná, possui dois ou mais trabalhos como médico (85%), atua na rede pública (79%), trabalha até 40 horas (56,3%) semanais. Os egressos estão satisfeitos com a escolha profissional (90%) e demonstram interesse em continuar se atualizando.

Conclusões/Considerações Finais

O perfil sociodemográfico mostrou similar proporção entre os sexos, com predomínio de egressos solteiros e jovens, que deram continuidade a formação através do programa de residência médica. Todos estão inseridos no mercado de trabalho exercendo a medicina, principalmente no setor assistencial, público e privado, e relatam satisfação com a escolha profissional.

Palavras-chave

Educação Médica, Exercício Profissional, Recursos Humanos em Saúde.

Área

Clínica Médica

Autores

Luiza de Martino Cruvinel Borges, Ana Carolina Possebom, Katia Sheylla Purim