Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Miocardite como quadro inicial de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

Fundamentação/Introdução

A miocardite é uma das formas de envolvimento cardíaco no LES. A sua apresentação clínica varia desde situações assintomáticas até insuficiência cardíaca (IC) grave e que pode conduzir à morte.

Objetivos

Relatar um caso de Lúpus Eritematoso Sistêmico, sem diagnóstico prévio, com a miocardite lúpica como quadro inicial.

Delineamento e Métodos

Revisão do prontuário e pesquisa bibliográfica em bases de dados SCIELO, MEDLINE, BIREME e do New England Journal of Medicine.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

J. O. S., masculino, 24 anos, natural de Pernambuco, trabalhador de engenharia civil, deu entrada no Pronto-Socorro (PS) com quadro de dispnéia aos mínimos esforços, com piora progressiva durante três meses, evoluiu para dispnéia em repouso. Paciente nega uso de substâncias ilícitas, álcool, quadros infecciosos prévios e outras patologias prévias.
Aos exames de entrada no PS, radiografia de Tórax com aumento importante da área cardíaca, eletrocardiograma com ritmo sinusal e ecodopplercardiograma com fração de ejeção do ventrículo esquerdo (VE) de 24,4%, cavidades cardiíacas esquerdas e direitas com aumento de seus diâmetros de grau moderado, hipocinesia difusa importante de VE e ventrículo direito (VD), refluxo de valva mitral importante e refluxo de valva tricúspide de grau moderado. Pressão de artéria pulmonar de 50 mmHg e derrame pericádico de grau moderado. Iniciada investigação diagnóstica que evidenciou disfunção renal e bicitopenia (anemia e leucopenia com linfopenia), sorologias para HIV, Hepatite Virais, Doença de Chagas negativas, Ultrassonografia de abdome com presença de ascite. Iniciou-se pesquisa para doenças reumatológicas, que resultou no diagnóstico de LES, pela presença de cinco critérios, dos onze estabelecidos pelo American College of Rheumatology. Os critérios presentes neste caso foram: Serosite; anemia hemolítica; Fator Anti Nuclear positivo 1:320 com padrão de pontilhado fino; proteinúria 4074 mg/24horas; Psicose. Durante internação, o paciente evoluiu com necessidade de hemodiálise e foi iniciada imunossupressão com metilprednisolona e profilaxia com albendazol. Programada biópsia renal, porém não realizada, pois o paciente evoluiu com sepse de foco pulmonar e posterior choque séptico, evoluindo à óbito.

Conclusões/Considerações Finais

O presente caso mostra que em pacientes jovens com quadro de IC, o diagnóstico diferencial de miocardite aguda deve ser considerado. O LES apresenta-se como importante patologia nesse contexto e deve ser pesquisado na investigação etiológica.

Palavras-chave

Miocardite. Insuficiência Cardíaca. Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL TEIXEIRA DE GERONI, LUCAS BARBOSA ALMEIDA