Miocardite como quadro inicial de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
A miocardite é uma das formas de envolvimento cardíaco no LES. A sua apresentação clínica varia desde situações assintomáticas até insuficiência cardíaca (IC) grave e que pode conduzir à morte.
Relatar um caso de Lúpus Eritematoso Sistêmico, sem diagnóstico prévio, com a miocardite lúpica como quadro inicial.
Revisão do prontuário e pesquisa bibliográfica em bases de dados SCIELO, MEDLINE, BIREME e do New England Journal of Medicine.
J. O. S., masculino, 24 anos, natural de Pernambuco, trabalhador de engenharia civil, deu entrada no Pronto-Socorro (PS) com quadro de dispnéia aos mínimos esforços, com piora progressiva durante três meses, evoluiu para dispnéia em repouso. Paciente nega uso de substâncias ilícitas, álcool, quadros infecciosos prévios e outras patologias prévias.
Aos exames de entrada no PS, radiografia de Tórax com aumento importante da área cardíaca, eletrocardiograma com ritmo sinusal e ecodopplercardiograma com fração de ejeção do ventrículo esquerdo (VE) de 24,4%, cavidades cardiíacas esquerdas e direitas com aumento de seus diâmetros de grau moderado, hipocinesia difusa importante de VE e ventrículo direito (VD), refluxo de valva mitral importante e refluxo de valva tricúspide de grau moderado. Pressão de artéria pulmonar de 50 mmHg e derrame pericádico de grau moderado. Iniciada investigação diagnóstica que evidenciou disfunção renal e bicitopenia (anemia e leucopenia com linfopenia), sorologias para HIV, Hepatite Virais, Doença de Chagas negativas, Ultrassonografia de abdome com presença de ascite. Iniciou-se pesquisa para doenças reumatológicas, que resultou no diagnóstico de LES, pela presença de cinco critérios, dos onze estabelecidos pelo American College of Rheumatology. Os critérios presentes neste caso foram: Serosite; anemia hemolítica; Fator Anti Nuclear positivo 1:320 com padrão de pontilhado fino; proteinúria 4074 mg/24horas; Psicose. Durante internação, o paciente evoluiu com necessidade de hemodiálise e foi iniciada imunossupressão com metilprednisolona e profilaxia com albendazol. Programada biópsia renal, porém não realizada, pois o paciente evoluiu com sepse de foco pulmonar e posterior choque séptico, evoluindo à óbito.
O presente caso mostra que em pacientes jovens com quadro de IC, o diagnóstico diferencial de miocardite aguda deve ser considerado. O LES apresenta-se como importante patologia nesse contexto e deve ser pesquisado na investigação etiológica.
Miocardite. Insuficiência Cardíaca. Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Clínica Médica
Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini - São Paulo - Brasil
GABRIEL TEIXEIRA DE GERONI, LUCAS BARBOSA ALMEIDA