Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO (TAKOTSUBO) DESENCADEADA APÓS IMPLANTE DE MARCA-PASSO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Takotsubo caracteriza-se por disfunção transitória do segmento apical ou médio do ventrículo esquerdo, simulando infarto agudo do miocárdio. Esta síndrome corresponde a 2% dos casos diagnosticados como síndrome coronariana aguda (SCA).

Objetivos

Realizar relato de caso referente à síndrome do coração partido, proveniente de hospital particular da cidade de Manaus-Amazonas, 2014 e posterior discussão baseada na literatura.

Delineamento e Métodos

O relato foi desenvolvido através de revisão de prontuário e literatura. O estudo e o termo de consentimento livre e esclarecido foram enviados para aprovação do comitê de ética.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RELATO DE CASO: Mulher, 88 anos, com queixa de síncopes de repetição foi submetida a exames complementares que evidenciaram bloqueio infra-his de 1º grau com bloqueio átrio-ventricular total e lesão severa do sistema Hiss-purkinje, sendo necessário implante de marca-passo definitivo dupla câmara. O procedimento foi realizado com êxito. Contudo, 48h após a alta, a mesma deu entrada no pronto socorro com hipotensão, sudorese fria e dispneia. Devido aos sintomas apresentados, iniciou-se investigação de SCA. Foram solicitados marcadores séricos de lesão miocárdica que não apresentaram aumento significativo.
Ao ecocardiograma notou-se disfunção sistólica ventricular esquerda a custa de aneurisma apical, acinesia dos segmentos médios e apicais de todas as paredes com hipercinesia dos segmentos basais. Sucedeu-se indicação de cateterismo cardíaco que não evidenciou estenoses significantes das coronárias. Devido ao choque cardiogênico, utilizaram-se aminas vasoativas sem resposta clínica e, em seguida, passagem de balão intraórtico para suporte hemodinâmico. Recebeu alta hospitalar com recuperação do estado clínico e melhora progressiva dos parâmetros ecocardiográficos, ainda que sem completa recuperação da contratilidade.
DISCUSSÃO: Esta síndrome precisa ser cada vez mais reconhecida e diagnosticada, devendo-se considerar entre os diagnósticos diferenciais das disfunções coronarianas. O desfecho do caso relatado é considerado atípico, pois o esperado é que a função ventricular retorne aos padrões da normalidade. Há poucos casos com evolução para choque cardiogênico relatados na literatura.

Conclusões/Considerações Finais

A síndrome de Takotsubo pode evoluir com choque cardiogênico e deve ser considerada em pacientes com SCA e fatores de estresse emocional importante.

Palavras-chave

Síndrome de Takotsubo, Cardiologia, Choque cardiogênico, Síndrome Coronariana Aguda, Diagnóstico diferencial.

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Hospital Adriano Jorge - Amazonas - Brasil, Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Fernanda Paz Oliveira, Katia Nascimento Couceiro, João Marcos Ferreira, Gabrielly Souza Leitão, Patrícia Nogueira Amore