Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Neuroesquistossomose e Neurocisticercose em paciente imunocompetente: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A esquistossomose é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a segunda doença de maior importância entre as parasitárias, com mais de 200 milhões de casos de infecção no mundo. A neuroesquistossomose é uma apresentação rara da doença, ocorrendo quando os ovos dos helmintos trematódeos do gênero Schistossoma atingem o sistema nervoso central (SNC) através de embolização arterial ou por migração venosa. A cisticercose também é considerada uma epidemia mundial, com 50 milhões de infectados segundo a OMS. A neurocisticercose é a parasitose mais comum a afetar o SNC, consistindo na infestação pelo Cysticercus cellulosae, forma larvária da Taenia solium.

Objetivos

O objetivo do trabalho é descrever um caso de neuroesquistossomose associado à neurocisticercose em um paciente imunocompetente.

Delineamento e Métodos

Para revisão da literatura foi consultado o banco de dados pubmed no qual foram usados os descritores "neuroschistosomiasis AND neurocysticercosis", sendo encontrados sete artigos e todos foram avaliados. Para o relato do caso foi consultado o prontuario do paciente e as informações adicionais questionadas diretamento ao mesmo, o qual assinou o termo de consentimento livre e esclarecido.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente do sexo masculino, 37 anos, procedente de Aracaju (SE), sem história mórbida pregressa, atendido no ambulatório de especialidades médicas, referenciado ao ambulatório de infectologia pelo neurologista com clínica de paraplegia espástica súbita e bexiga neurogênica, evoluindo com constipação e mielopatia inflamatória. Teve hipótese diagnostica de parasitose do SNC confirmada com análise do líquor, reagente positivo para Schistossoma mansoni e Cysticercus cellulosae.

Conclusões/Considerações Finais

A infecção simultânea de Schistossoma e da Taenia no SNC é pouco descrita na literatura, com os casos geralmente associados à imunodeficiência. No caso relatado foram investigadas imunodeficências, sendo os resultados negativos. O paciente foi tratado com Albendazol, Secnidazol, Praziquantel, corticoides e fisioterapia, evoluindo com melhora lenta e parcial. É enfatizada a importância das neuroparasitoses em áreas endêmicas, sendo ressaltada a possibilidade da ocorrência das duas doenças simultaneamente.

Palavras-chave

Neuroesquistossomose; Neurocisticercose

Área

Clínica Médica

Autores

Bernardo Martinez Simões, Raquel Oliveira de Meneses Costa, Isadora França de Almeida Oliveira, Marcela Haydée Gomes de Medeiros, Matheus Todt Aragão