Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Mieloma múltiplo: um diagnóstico diferencial na investigação de alteração renal sem causa aparente

Fundamentação/Introdução

O Mieloma Múltiplo é uma neoplasia maligna de linfócitos B, caracterizada pela proliferação desregulada e clonal de plasmócitos na medula óssea, os quais produzem e secretam imunoglobulina monoclonal ou fragmento desta, chamada proteína M. As consequências fisiopatológicas do avanço da doença incluem destruição óssea, falência renal, supressão da hematopoese e maior risco de infecções.

Objetivos

Apresentar um caso de Mieloma Múltiplo, diagnosticado por alteração renal por nefrologista, ressaltando o impacto desta variação no contexto do prognóstico da doença.

Delineamento e Métodos

Revisão de prontuário para relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

H.M.A.F., 59 anos, sexo feminino, foi internada para avaliação diagnóstica de anemia, perda de peso e proteinúria. A eletroforese de proteínas revelou pico monoclonal em beta-2 e gama, sugerindo alta probabilidade de gamopatia monoclonal. Na imunofixação sérica, detectou-se presença de proteína monoclonal IgA/lambda e cadeia leve lambda isolada. Osteoporose em coluna lombossacra e área de lise em calota craniana foram evidenciadas aos raios-x, mas não apresentava hipercalcemia. Procedeu-se investigação com mielograma concluindo medula óssea sugestiva de Mieloma Múltiplo. Os testes laboratoriais para avaliação do componente monoclonal demonstraram pico monoconal em beta-2 e gama e presença de 16% de plasmócitos na medula óssea, estabelecendo um diagnóstico seguro. Em imunofixação sérica, constataram-se proteína monoclonal IgA/lambda e cadeia leve lambda isolada, responsáveis pela insuficiência renal. O estudo radiológico dos ossos contribuiu para o diagnóstico da doença, pois lesões ósseas foram identificadas. Pelo International Staging System (ISS), modelo de estadiamento e prognóstico, a paciente enquadrou-se no estádio I com sobrevida média de 62 meses. Em se tratando de paciente sintomática (anemia, alteração da função renal, presença de lesões líticas), um encaminhamento foi realizado para que o tratamento pudesse ser rapidamente instituído.

Conclusões/Considerações Finais

Como o Mieloma Múltiplo trata-se de uma doença cada vez mais prevalente e com diferentes alterações clínicas na sua manifestação, ressalta-se a importância do conhecimento desta patologia por diferentes especialidades.

Palavras-chave

Mieloma Múltiplo; plasmócitos; pico monoclonal; proteinúria; falência renal.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Camilo Castelo Branco - São Paulo - Brasil

Autores

CAROLINE CARDOSO GUSSON, ANA CAROLINA SILVA, LILIANY PINHEL REPIZO, BRÍGIDA CRISTINA AMARAL BOTELHO PRUDÊNCIO