Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Pancreatite secundária ao uso de Glucantime em paciente portador de Leishmaniose Cutânea Mucosa

Fundamentação/Introdução

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa da pele e mucosa, cujo agente etiológico é um protozoário do gênero Leishmania. Quando a LTA é ocasionada pela Leishmania (Viannia) braziliensis pode ocorrer acometimento de mucosas, incluindo faringe, laringe e traquéia.1 As drogas de primeira escolha no tratamento da LTA são os antimoniais pentavalentes. 2 Seu tratamento é desafiador porque as drogas disponíveis apresentam elevada toxicidade. Entre as complicações que podem ocorrer estão: anormalidades no eletrocardiograma, nos níveis de transaminases, nefrotoxidade e pancreatite 3.

Objetivos

Descrever um caso clínico de Pancreatite Aguda secundária ao uso de Antimoniato de N-metilglucamina (Glucantime) no tratamento da LTA.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

VRS, masculino, 80 anos, chegou à Unidade de Pronto Atendimento com diagnóstico de Leishmaniose cutâneo-mucosa com recomendação de tratamento com Glucantime 2 amp + SF 0,9% 250ml EV/dia por 20 dias. Apresentava-se sem queixas, ao exame físico apenas possuía lesão em cavidade oral, com exames laborariais inalterados. No D7 de internação paciente evoluiu com dor em andar superior do abdome, em faixa, em queimação associado a náuseas e vômitos. Ao laboratório apresentava Amilase de 755 U/L e Lipase de 1392 U/L. Após diagnóstico de pancreatite farmacológica induzida pelo Glucantime, foi suspensa a terapia antimonial, instituído dieta zero e hidratação vigorosa com SF 0,9% 4.000ml EV/dia. Após 2 dias houve normalização dos níveis laboratoriais de amilase e lipase. Paciente permaneceu sem queixas. Após diagnóstico de pancreatite farmacológica induzida pelo Glucantime, foi suspensa a terapia antimonial, instituído dieta zero e hidratação vigorosa com SF 0,9% 4.000ml EV/dia. Após 2 dias houve normalização dos níveis laboratoriais de amilase e lipase. Paciente permaneceu sem queixas.

Conclusões/Considerações Finais

Uma vez que o comprometimento pancreático pelo uso do antimonial tem seu mecanismo pouco esclarecido e quadro clínico pouco sintomático, a monitorização da função pancreática implica na redução da morbidade e mortalidade dos pacientes portadores da Leishmaniose 4.

Palavras-chave

Leishmaniose Tegumentar; Antimoniato de N-metilglucamina; Pancreatite aguda.

Área

Clínica Médica

Autores

Taís Turati, Renata Andressa Silva, Marília Pedroso Moscal, Rodolfo Girelli Neto, Fernanda Bassanezi