PREVALÊNCIA DE PACIENTES HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS, ATENDIDOS NAS UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA CIDADE OLÍMPICA, COM CREATININA PLASMÁTICA NORMAL, MAS COM TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR REDUZIDAS.
As doença de base mais frequentes nos pacientes em diálise no Brasil, são: Hipertensão Arterial Sistêmica (34%) e Diabetes Mellitus com (29%)2.
Levantar a prevalência de alterações na Taxa de Filtração Glomerular (TFG) pela fórmula de Cockcroft-Gault (CG) nos pacientes diabéticos e hipertensos atendidos nas Unidade Básica de Saúde da Cidade Olímpica São Luís-MA.
Estudo quantitativo, observacional e retrospectivo, com análise dos prontuários dos pacientes do pacote estatístico Excel 2011 da Microsoft e a significância estatística de p < 0,05. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Ceuma parecer n° 327.690 de 07/2013. O instrumento de coleta de dados foi através de fichas espelho.
A média de idade dos indivíduos estudados foi 60.95 ± 8.7 anos sendo 66% do sexo feminino. TFG reduzida foi encontrada em 13 (18,05%) dos pacientes que tinham creatinina plasmática normal, sendo esse achado mais comum entre os pacientes mais idosos (60 ± 9.2 anos), nos com menor peso ( 51 ± 4.44 Kg) e nas mulheres ( 59.3%).
Uma parcela significativa dos pacientes apresentavam TFG reduzida apesar da creatinina plasmática normal, revelando a necessidade da utilização de fórmulas como a de CG para estimar a TFG e assim detectar precocemente a disfunção renal e prevenir o agravamento desta condição. Esses pacientes com função renal diminuída tinham idade mais avançada, menor peso corpóreo e em sua maioria do sexo feminino, assim o rastreio para doença renal crônica é fundamental nestes pacientes.
HIPERTENSÃO, DIABETES, FILTRAÇÃO GLOMERULAR.
Clínica Médica
SERGIO HENRIQUE CAMPOS MATOS, FRANCISCO AIRTON VERAS DE ARAÚJO JR, LIANNA MARIA ALBURQUERQUE OLIVEIRA