Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Correlação entre o índice de massa ventricular esquerda e a função endotelial em pacientes hipertensos

Fundamentação/Introdução

Tanto a hipertrofia ventricular esquerda (HVE) como a disfunção endotelial representam importantes fatores de risco cardiovascular. No entanto, a correlação entre HVE e disfunção endotelial tem sido pouco explorada e ainda é motivo de controvérsias.

Objetivos

Investigar a correlação entre o índice de massa do ventrículo esquerdo (IMVE) e a dilatação mediada por fluxo de artéria braquial (DMF), adotada como estimativa da função endotelial, em indivíduos hipertensos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de estudo transversal envolvendo 94 hipertensos sem doença cardiovascular manifesta, com média de idade de 56,99 ± 11,89 anos, sendo 68,1% do sexo feminino. Todos os participantes foram submetidos a exame clínico, pesquisa de fatores de risco cardiovascular, dosagens bioquímicas, ecodopplercardiografia para determinação do IMVE e pesquisa da DMF por ultra-sonografia de alta resolução. Utilizou-se a regressão linear múltipla para pesquisa da associação entre IMVE e DMF.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A média do IMVE foi de 104,4 ± 26,2 g/m2 e a da DMF, de 5,2 ± 5,7%. Na análise de regressão linear simples, observou-se uma correlação inversa significativa entre o IMVE e a DMF (β = -0,389, p = 0,007). Após análise de regressão multivariada, a associação persistiu independentemente da pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica, proteína C reativa ultrassensível (PCR-US) e de outros fatores de risco cardiovascular.

Conclusões/Considerações Finais

Observou-se correlação inversa significativa entre IMVE e DMF em hipertensos sem doença cardiovascular manifesta, independentemente da pressão arterial e do status inflamatório.

Palavras-chave

Hipertensão; hipertrofia ventricular esquerda; ventrículos do coração; endotélio; vasodilatação.

Área

Clínica Médica

Autores

Cacionor Pereira Cunha Junior, Ronald Lopes Brito, Francisco Chagas Monteiro Junior, Pedro Antonio Muniz Ferreira, Kassia Pinho Cunha