Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Marfan - Gestão de complicação durante a gravidez

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução. A síndrome de Marfan(MFS) é uma doença autossômica dominante, que afeta principalmente o tecido conjuntivo e leva a manifestações relacionadas com vários sistemas,entre eles o sistema esquelético, cardiovascular e óptico. As alterações cardiovasculares, em especial a dilatação e/ou dissecção da aorta ascendente estão relacionados com prognósticos sombrios e seus desfechos adversos são frequentemente agravados durante a gravidez.

Objetivos

Objetivo. Ressaltar a importância do controle do diâmetro aórtico e do cronotropismo e ionotropismo cardíaco através do uso de beta-bloqueadores no manejo da síndrome de Marfan em pacientes no período da gestação.

Delineamento e Métodos

Delineação e Métodos. Analisar o diâmetro aórtico e a presença de complicações descritas da doença durante o período gestacional na paciente em questão.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Relato de caso. Este estudo de caso é sobre uma mulher de 34 anos de idade grávida com diagnóstico prévio de síndrome de Marfan, que passou por uma cirurgia para controlar uma apendicite aguda perfurada. Ela não teve complicações cardiovasculares, pelo menos em parte porque ela usou beta-bloqueadores, e seu diâmetro da aorta foi inferior a 40 mm.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão. Apesar do risco elevado de complicações relacionadas com a síndrome de Marfan durante a gravidez, a paciente teve evolução sem intercorrências exceto por apendicite aguda. O diagnóstico precoce da MFS, o uso de beta-bloqueadores e controle seqüencial de diâmetro da aorta durante a gravidez podem favorecer melhores resultados.

Palavras-chave

Aorta, síndrome de Marfan, Gravidez

Área

Clínica Médica

Instituições

Clínica Cardiofitness Brasília - Distrito Federal - Brasil, Faculdades Integradas Da União Educacional Do Planalto Central - Distrito Federal - Brasil, Hospital das Forças Armadas do DF - Distrito Federal - Brasil, Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gabriel Luan Queiroz Alves Cunha, Vitorino Modesto Santos, Matheus Luan Queiroz Alves Cunha, Marisa Carla Matos Queiroz, Renan Lins Queiroz Alves Cunha