Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Óbito Específico por Pneumoconiose (J60, J61, J62, J63, J64, J65/CID-10) na Macrorregião Sul de Saúde de Santa Catarina, por Sexo de 1996 a 2013

Fundamentação/Introdução

O óbito por pneumoconiose na região sul de Santa Catarina ainda é um importante agravo regional. As doenças do aparelho respiratórios são significativamente maiores na região sul em comparativo com as outras regiões do estado, e 70% das internações hospitalares e 2% dos óbitos estão diretamente ligadas ao cavão. O desenvolvimento da doença que se inicia por reação inflamatória continua a aerossóis de carvão, está diretamente ligada ao tipo de trabalho realizado na mina, tempo médio de exposição. Já existem mais de 2.000 casos de pneumoconiose diagnosticados desde o inicio da atividade extratora.

Objetivos

Comparar o perfil do óbito específico por pneumoconiose (J60, J61, J62, J63, J64, J65/CID-10/CID-10) na macrorregião sul de saúde de Santa Catarina, por faixa etária de 1996 a 2013.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo temporal, ecológico e comparativo a partir de dados provenientes do Sistema de informações sobre mortalidade (SIM). Filtrando o perfil do óbito por pneumoconiose por carvão, sílica, outros minerais, poeiras inorgânicas, associado a tuberculose e não especificada (CID- 10) na macrorregião sul de saúde de Santa Catarina em faixas etárias divididas entre 30-39 anos, 40-49 anos, 50-59 anos, 60-69anos, 70-79 anos, mais de 80 anos. Comparando-os entre os anos estudados.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Pode-se verificar ao longo dos anos um aumento no numero global de óbitos na região. Dividindo o período estudado em 2, sendo o primeiro os 8 primeiros anos do estudo e o segundo os 8 anos finais do estudo tivemos um crescimento de mais de 100% no número de óbitos. A faixa etária mais acometida é entre 60-69 anos, seguida por 70-79 anos e 50-59 anos, respectivamente.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que o óbito por pneumoconiose na macrorregião sul de saúde de Santa Catarina é de grande impacto no sistema de saúde, e qualidade de vida, visto que impacta diretamente em uma menor expectativa de vida, além infecções respiratórias subsequentes, internações hospitalares repetitivas. E que conforme as literaturas, ainda sofremos um grande impacto as custas do crescimento extrativista e economia baseada no carvão, mesmo após o advento de inúmeras técnicas profiláticas.

Palavras-chave

pneumoconiose, santa catarina, carvão, sul, óbitos, perfil epidemiológico, ecológico, unimed, criciuma

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital UNIMED Criciúma - Santa Catarina - Brasil

Autores

Vitor Machado Beninca, Alvaro Alberto Barcelos Jr, Marcos da Silva Mafioletti, Allison José Pires