Aplicação de FT-IR para detecção de Helicobacter pilori salivar: uma nova tecnologia para suporte à clínica médica
Helicobacter pylori é uma bactéria Gram-negativa que induz a uma inflamação crônica da mucosa gástrica. Sua transmissão fecal-oral, se dá principalmente na infância, estando associada a fatores socioeconômicos. Atualmente, pesquisas mostram que a sua presença na saliva pode estar associada à transmissão da infecção e provável associação de falha na erradicação da infecção gástrica por esta bactéria. Diversas técnicas microbiológicas, moleculares e imunológicas têm sido aplicadas para o seu diagnóstico. Por outro lado, métodos óticos de análise baseados em Espectroscopia de Absorção Molecular no Infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) associada à análise multivariada têm permitido a rápida detecção e diagnóstico de doenças ou alterações fisiológicas.
Avaliar a aplicação da FT-IR para detectar a presença de H. pylori salivar sob supervisão de ensaios microbiológicos, usando como modelo um grupo de indivíduos em uma comunidade no sul do Brasil.
Amostras de saliva de jejum de 72 pacientes da Estratégia de Saúde da Família Bom Jesus-Santa Cruz do Sul-RS foram analisadas por coloração de Gram (método de referência) dos respectivos esfregaços. Triplicatas de 20 µL de saliva foram analisadas por espectroscopia de reflectância especular no infravermelho com Transformada de Fourier (SRIFTS). Os dados espectrais foram normalizados, transformados por correção de espalhamento de luz (MSC), pré-processados e analisados por Modelagem Independente Flexível por Analogia de Classes (SIMCA) em associação com Análise por Agrupamento Hierárquico (HCA).
: H. pylori foi observado em 19 amostras (26,4%). A análise por HCA via algoritmo de Ward levou à formação de dois grandes grupos subdivididos, ao nível de 90% de similaridade, em três grupos cada (GI-GIII; GIV-GVI) com diferentes prevalências para H. pylori e padrões espectrais. Os grupos GI a GIII apresentaram maior intensidade de picos, estando associados a amostras com elevada carga de elementos em suspensão. Os grupos GIV-GVI apresentaram padrões espectrais de menor intensidade (amostras mais “limpas” ou diluídas). Um modelo SIMCA compreendendo as faixas de 3850-2701, 2600-2401, 2300-1001, 900-801, 650-601e 550-501 cm-1 alcançou acurácia de 100% na identificação dos casos e 98,1% para os controles (p < 0,05).
A técnica de SRIFTS supervisionada pela coloração de Gram apresenta-se como ferramenta alternativa de elevada sensibilidade e especificidade para detecção de H. pylori salivar ao nível de atenção primária.
Helicobacter pylori, Diagnóstico, Atenção Primária
Clínica Médica
Jéssica Chaves, Débora Cristina Haack Bassani, Patrícia Micheli Tabile, Candice Franke Krumel, Valeriano Antonio Corbellini