EFEITO DO ÁCIDO LIPÓICO E DA SINVASTATINA SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE RATOS WISTAR
As estatinas são consideradas como medicamentos de primeira escolha no tratamento das dislipidemias, entretanto, podem desenvolver efeitos adversos, mais comumente envolvendo o sistema muscular e as células hepáticas. Os favoráveis efeitos antioxidantes, antiinflamatórios, metabólicos e endoteliais do ácido lipóico justificam uma avaliação mais aprofundada do seu potencial papel para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Comparar os efeitos da administração do ácido lipóico e da sinvastatina em relação ao uso isolado e combinado das duas substâncias sobre o perfil lipídico.
Trata-se de um estudo quantitativo, controlado com placebo, onde foram utilizados 28 ratos machos da raça Wistar, os quais foram alocados aleatoriamente em 4 grupos e receberam o seguinte tratamento: grupo 1 (controle): sem intervenção; grupo 2 (experimental): sinvastatina; grupo 3 (experimental): ácido lipóico; grupo 4 (experimental): ácido lipóico + sinvastatina. Ao longo de 8 semanas, os animais receberam uma dieta aterogênica, simultaneamente as intervenções.
Após a intervenção isolada e combinada de ácido lipóico e da sinvastatina, ao se analisar o perfil lipídico, observou-se uma diferença estatisticamente significativa nos níveis séricos de triglicerídeos nos grupos que receberam a sinvastatina e/ou o ácido lipóico. Por outro lado, apesar dos grupos que receberam as intervenções apresentarem valores sanguíneos de colesterol total inferiores ao grupo controle, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p > 0.05). Ainda, observou-se que os grupos de intervenção apresentaram níveis séricos de Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) maiores do que os apresentados pelo grupo controle, porém tais diferenças não foram estaticamente significativas.
A redução dos triglicerídeos mostra a ação hipolipemiante do ácido lipóico e confirma o efeito já conhecido das estatinas (sinvastatina). Vale ressaltar, que os dois tratamentos quando em combinação apresentaram uma redução mais acentuada dos triglicerídeos, mostrando um sinergismo positivo entre as substâncias.
Dislipidemias. Ácido Lipóico. Estatinas.
Clínica Médica
Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - Paraíba - Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Paraíba - Brasil
Luiz Felipe Medeiros Rocha, Alyne da Silva Portela, Thárcia Kiara Beserra de Oliveira, Asdrúbal Neto Nóbrega Montenegro Neto, Iago Vieira Rodrigues