Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Tireoidite aguda como manifestação inicial de imunossupressão em homem adulto: relato de caso

Fundamentação/Introdução

Na abordagem dos processos inflamatórios da tireoide, a tireoidite aguda (TA) é considerada uma patologia rara. Infecção de etiologia bacteriana responde pela maioria dos casos, com manifestação clínica habitual de início súbito e acometimento glandular assimétrico. A literatura tem evidenciado uma maior prevalência desta condição clínica, sobretudo devido ao aumento de pacientes imunodeprimidos.

Objetivos

Descrever um caso de TA em adulto, com curso mais indolente e boa evolução clínica após antibioticoterapia (ATB) empírica. Além disso, ressaltar a importância de se pesquisar imunossupressão em adultos com TA.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de paciente masculino, 50 anos, com história de aumento progressivo de região cervical anterior há 30 dias, associado a odinofagia, disfagia, rouquidão, febre, astenia e emagrecimento de 10 kg neste período.Negou patologias prévias. Exame físico: regular estado geral; IMC: 28,7; hemodinamicamente estável. Tireoide com aumento de volume assimétrico, sobretudo Lobo Direito (LD);superfície irregular e consistência endurecida, com desconforto à palpação.Exames laboratoriais: TSH 0,03 uUI/mL ; T4L 1,8ng/dL; T3 1,56ng/dL; Anti-TPO e Anti-Tg negativos, PCR:102,6 mg/L, Leucograma de 5400/mm3.USG de tireoide evidenciou acentuado aumento do volume tireoidiano(VT = 97,3 cm³), com hipoecogenicidade difusa e presença de massa mista em LD medindo 4,2x2,7 cm, com contornos irregulares e interior cístico-sólido.Tomografia mostrou linfonodomegalia no nível cervical II à direita e deslocamento das estruturas medianas para a esquerda, com obliteração parcial da laringe supraglótica.Realizada PAAF, a análise citológica revelou numerosos leucócitos, com predomínio de PMN, compatível com abscesso. Citologia oncótica negativa. Introduzido ATB endovenosa com Ceftriaxone e Clindamicina. O paciente evoluiu com remissão da febre e melhora clínica. No décimo dia de ATB,devido a quadro alérgico cutâneo, a terapêutica foi substituída por Piperacilina/Tazobactam, administrado por 10 dias.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Recebeu alta clinicamente bem, com significativa diminuição do volume cervical, indolor à palpação. Durante a internação, foram colhidas sorologias, com resultado anti-HIV positivo.

Conclusões/Considerações Finais

A TA pode estar presente de forma atípica, com curso clínico mais insidioso e sem flogose evidente. Diante dos casos mais subagudos a crônicos, é conveniente prosseguir o rastreamento para condições de imunossupressão, como a infecção pelo HIV. Concluímos que é possível ter desfecho favorável sem métodos invasivos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ - São Paulo - Brasil, HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA - Goiás - Brasil

Autores

JULLYANA DE ALCÂNTARA PANIAGO, CECÍCILA PACHECO ELIAS, NILO VIEIRA SOUZA, HAROLDO SILVA DE SOUZA, MARIA CLARA GALETTI STORTO