Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Metabólica: Prevalência e Associação com Esteatose Hepática no Município de Aracaju-SE

Fundamentação/Introdução

A Síndrome Metabólica (SM) é definida como um conjunto de alterações metabólicas e hemodinâmicas presentes no organismo que incluem hipertensão arterial sistêmica, obesidade abdominal, tolerância à glicose alterada e dislipidemia. A existência de uma intensa associação da resistência insulínica e a deposição excessiva de triglicerídeos nos hepatócitos sugere que a Esteatose Hepática (EH) seja considerada a representação hepática da SM.

Objetivos

O objetivo do presente estudo foi determinar a frequência de SM por dois diferentes critérios diagnósticos e analisar a concordância entre eles numa população adulta de pacientes portadores de EH em Aracaju-SE, Brasil.

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo, descritivo tipo survey, com abordagem analítica quantitativa. Pacientes com idades entre 18 a 60 anos, de ambos os gêneros, foram submetidos ao exame de ultrassonografia abdominal por diversas condições clínicas, sendo selecionados diante do diagnóstico de EH para a realização de avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial e exames bioquímicos, no período de julho 2013 a julho 2014. A população estudada foi classificada como portadora ou não de SM pelos critérios de NCEP_ATPIII e IDF. Foi utilizada significância p < 0,05 e o programa estatístico SPSS® 22.0.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

O critério da IDF diagnosticou a SM em 68% da população estudada (n=57), enquanto que o critério da NCEP-ATPIII, em 61% dela (n=51). A concordância entre os critérios pelo índice kappa foi elevada (k=0,845). Todos os 51 pacientes que tiveram o diagnóstico de SM pela classificação de NCEP-ATPIII também o tiveram pela classificação da IDF.

Conclusões/Considerações Finais

Observou-se que a prevalência de SM na população estudada foi elevada pelos dois critérios diagnósticos utilizados, particularmente pelo IDF.Torna-se indiscutível a necessidade de novos estudos para comprovar a superioridade do critério da IDF para o diagnóstico de SM entre portadores de EH.

Palavras-chave

Fatty liver; Metabolic Syndrome; IDF; NCEP-ATPIII; Prevalence

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIT - Sergipe - Brasil

Autores

Priscilla Mota Coutinho da Silva, Philippe Mota Coutinho Sa Silva , Marianna Ribeiro de Menezes Freire, Mário Augusto de Ferreira Cruz, Josilda Ferreira Cruz