Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR SEGUNDO O ESCORE DE FRAMINGHAM EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO CORAL EM LAGES – SC

Fundamentação/Introdução

As doenças cardiovasculares permanecem como uma das principais causas de morte. De acordo com as projeções para 2020, os óbitos por doença arterial coronariana aumentarão em 100% entre homens e 80% entre mulheres. A síntese de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que, no Brasil, as doenças cardiovasculares se destacam como a principal causa de morte no país – 26,9 % para homens e 33 % para mulheres – em todas as regiões e estados.

Objetivos

Pesquisar e avaliar o risco da ocorrência de eventos cardiovasculares e acidente vascular cerebral isquêmico nos próximos 10 anos, em indivíduos atendidos no ambulatório da Unidade Básica de Saúde do Bairro Coral de Lages – SC, por meio do uso do Escore de Framingham.

Delineamento e Métodos

A pesquisa foi observacional, transversal e descritiva, na qual 50 pacientes foram avaliados. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário com questões objetivas (fechadas). Adotou-se o programa Estatístico SPSS 19.0 para a realização das análises quantitativas e, para os cálculos das variáveis, foi a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequências e o teste qui-quadrado para verificar diferenças de proporções, com nível de significância p < 0,05.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A predominância foi do sexo feminino, a faixa de idade mais prevalente foi de 50 a 64 anos. Dos entrevistados, 14 (28%) dos indivíduos apresentam alto risco cardiovascular, 9 pessoas (18%) apresentam médio risco cardiovascular e a maioria, 27 (54%) dos indivíduos apresentam baixo risco cardiovascular. O grupo de alto risco por ser composto por portadores de diabetes foi totalizado por 11 indivíduos (22%) e o grupo de alto risco cardiovascular, calculado pelo escore de Framingham que não portam diabetes mellitus, é de apenas 3 indivíduos (6%).

Conclusões/Considerações Finais

Aponta-se a importância de esclarecer elementos que auxiliam no atendimento médico em relação ao risco cardiovascular de seus pacientes, como também da população em geral sobre o tema. Sugere-se que disseminar as informações sobre o assunto pode modificar práticas relacionadas à prevenção primária de eventos cardiovasculares, levando as pessoas a adotarem hábitos e estilo de vida que contribuam para prevenção do infarto agudo do miocárdio, AVC isquêmico e morte súbita, contribuindo na diminuição da morbimortalidade, permitindo maior longevidade, melhor qualidade de vida e o tratamento adequado de seus estados de doença.

Palavras-chave

Escore de Framingham. Infarto agudo do miocárdio. Acidente vascular cerebral.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Bruna HOELLER, Marli Adelina SOUZA