Investigação do agente causal em caso de reação anafilática
A reação anafilática é uma reação alérgica sistêmica grave, de início súbito e evolução rápida, que é potencialmente fatal. A identificação do agente causal é a principal medida preventiva de novas crises.
Expor a investigação clínica do agente causal diante de um caso de reação anafilática.
Estudo descritivo de um caso realizado a partir da anamnese, exame físico e exames complementares do paciente.
Paciente masculino, 7 anos, procedente de Camboriú/SC, apresentou, no último ano, três quadros agudos de início repentino, com dispneia, erupções generalizadas, eritematosas, pruriginosas, de formatos e tamanhos variados, acompanhadas de angioedema, sendo que em uma delas houve edema de glote e obnubilação. O paciente recebeu atendimento emergencial no pronto socorro em todas as crises, evoluiu com melhora em 6 a 8 horas e recebeu alta hospitalar com medicações, além de ter sido encaminhado para o serviço ambulatorial para investigação diagnóstica. Durante a anamnese ambulatorial, a mãe do paciente associou as crises a alimentos como balas, cachorro quente e bolo. Foi realizado exame físico geral sem nenhuma alteração significativa. Solicitou-se a realização de exames laboratoriais com os seguintes resultados: IgE acima do valor de referência, RAST IgE negativo para alimentos, látex, ácaros e barata. Três meses após, retornou referindo três outros episódios semelhantes aos anteriores, que ocorreram após voltar da pizzaria, além de uma nova crise, que ocorreu após o almoço, enquanto brincava no jardim de sua residência. Diante desse relato, foi realizada anamnese mais detalhada sobre os últimos episódios e se descobriu que o paciente voltava da pizzaria a pé, brincando nos terrenos e jardins durante o trajeto até a sua residência. Além disso, a mãe referiu que o filho costumava brincar no jardim de casa após as refeições. A partir dessas informações, foi solicitado a realização de RAST para veneno de formiga, o qual obteve resultado positivo. Foi orientado ao paciente evitar contato direto com a grama e outros locais onde o inseto possa estar presente.
A partir deste relato de caso, fica evidente a importância de se conduzir uma anamnese completa e detalhada para a investigação do agente causal nos episódios de anafilaxia, possibilitando a prevenção de novas crises e contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Reação anafilática; Formiga; Anamnese; Agente causal.
Clínica Médica
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Santa Catarina - Brasil
Roberta de Souza Zappelini, Juliana Cristina Schlindwein, Claudia Dutra Bernhardt