AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM TRATAMENTO CONSERVADOR
A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde pública importante, visto que no Brasil a prevalência de pacientes em terapia renal substitutiva (TRS) tem apresentado aumento considerável. Os sentimentos vivenciados em pessoas com doença crônica são diversos, dentre eles a regressão, a perda da autoestima, a insegurança, a ansiedade, a negação da situação presente e a depressão.
Avaliar os níveis de ansiedade em paciente com DRC acompanhados no ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Estudo de abordagem quantitativa, descritivo, exploratório e observacional, de corte transversal que avaliou 140 pacientes renais crônicos em tratamento conservador. Os dados socioeconômicos foram obtidos mediante aplicação de questionário pré-estruturado e os níveis de ansiedade foram determinados pela escala Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS).
Em 12,1% dos pacientes observamos nível leve e moderado de ansiedade e em 5% nível severo. A idade média dos pacientes foi de 64,9 ± 13,8 anos, houve predomínio do sexo masculino com 55,7%, 84,3 se declararam brancos e 40,7% não completaram o ensino fundamental. Quanto a presença de comorbidades 82,1% apresentavam hipertensão arterial e 37,9% diabete melito.
Observamos prevalência elevada de ansiedade na população estudada.
Ansiedade; Doença Renal Crônica; Hipertensão Arterial
Clínica Médica
UNIOESTE - Paraná - Brasil
Halana Batistel Barbosa, Luis Alberto Batista Peres, Thaís Figueiredo Teodoro de Oliveira, Robson da Silva Boeira, German Paulo Rodrigues