Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de DRESS induzida por Alopurinol

Fundamentação/Introdução

Síndrome de DRESS (SD) é uma reação medicamentosa sistêmica, que inclui, erupção cutânea grave, febre, linfadenopatia, hepatite, hipereosinofilia e linfocitose atípica, cardite, nefrite, pneumonite, serosite, além do envolvimento da tireoide e sistema nervoso central, sendo o hepático mais comum. A incidência da SD varia de 1:103 a 1:104, sendo mais comum em negros e adultos, com histórico familiar positivo, além de poder ser desencadeado por mecanismo viral. Devido a baixa incidência da doença e por muitas vezes passar despercebida nos hospitais em gerais, o intuito desse trabalho é difundir conhecimentos sobre a doença na forma de um relato de caso.

Objetivos

Relatar um Caso clínico de uma paciente diagnosticado com SD desencadeada pelo uso de Alopurinol.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo individual do tipo relato de caso realizado em um Hospital Universitário e pesquisa nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, CAPES.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

G.C.F, feminino, 66 anos deu entrada no PS com queixa de fraqueza há 3 dias. Além da astenia, apresentava febre, de 38oC, tremores e lesões hiperemiadas em tronco e na língua. Antecedentes pessoais de hipertensão arterial, diabetes mellitus, tireoideopatia, com acidentes vasculares encefálicos prévios, demência. Fazia uso de Losartana, Sinvastatina, Anlodipino, Escitalopran e Alopurinol. O Alopurinol havia sido introduzido há um mês. Apresentava abdome agudo com suspeita de colite eosinofílica (realizada laparotomia exploradora). Após exames clínicos e laboratoriais, foi diagnosticada com SD, evoluindo gradativamente com insuficiência renal sendo necessária hemodiálise. Paciente evoluiu para óbito após 15 dias de internação.

Conclusões/Considerações Finais

A mortalidade da SD gira em torno de 10% dos casos. A evolução clínica se desenvolve entre 2 semanas a 2 meses após a introdução do medicamento. A reação medicamentosa é mais comum com o uso de anticonvulsivantes aromáticos, sulfonamidas, minociclina, alopurinol, entre outros. O quadro clínico se inicia por febre e exantema morbiliforme com progressão céfalo-caudal, evoluindo para lesões infiltrativas, purpúricas e descamativas. O atraso do diagnostico e na suspensão do medicamento acarreta no prolongamento dos sintomas e sinais e aumento a mortalidade.

Palavras-chave

Síndrome de DRESS, Reações adversas a medicamentos, Rash Cutâneo, Alergia a Fármaco.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Igor Arantes Oliveira Goes, Gustavo Bueno Oliveira, Giovana Colozza Mecatti, Eduardo Junqueira Ferraz, Aline Ribeiro Moreira